Gestores visitam Exposição de Tecnologias de Educação do Senai

Por em 26 de setembro de 2014

Uma equipe de gestores da Universidade Estadual do Maranhão visitou, na manhã desta sexta-feira (26), a Exposição Senai – Tecnologias Educacionais: o Futuro, no prédio da Fiema. Entre os participantes estiveram o reitor José Augusto Silva Oliveira; a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra; a coordenadora do e-Tec-Uema, Elisa Flora; o gerente do Nutenge/Uema, Denner Guilhon; e o diretor regional do Senai, Marco Antônio Moura.

O objetivo da Exposição é proporcionar aos visitantes, por meio de tecnologias educacionais do Senai, a vivência das dimensões real e virtual do ambiente educacional e da indústria. É uma vitrine do universo rico de equipamentos, ferramentas e tecnologias educacionais disponíveis no Senai aos mais diversos públicos.

A exposição itinerante apresenta aos visitantes vivências de dimensões reais e virtuais do ambiente de ensino integrado à indústria. Entre os stands, as tecnologias apresentadas contam com a exposição do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Realidade Aumentada, Caverna Digital, Simuladores de Solda, Colhedeira, Empilhadeira, Escavadeira, entre outros.

Para o professor José Augusto, o contato do jovem com as novas tecnologias é de fundamental importância para a qualificação profissional. “O Senai nos apresentou o que eles vêm utilizando para a formaçao profissional. E isso é muito importante, porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados, não só para o setor produtivo privado, mas, também, para o setor publico. Há uma riqueza de tecnologias que proporciona a formação profissional com grande eficiência”, pontuou o gestor.

De acordo com o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura, o objetivo da exposição é fazer com que o jovem seja atraído cada vez mais para a educação profissional. “Apresentamos algumas das tecnologias que o Senai Maranhão já utiliza hoje, outras já estão em negociação para aquisição. O importante é que, para os próximos anos, nós já temos um plano de investimento a seguir e vamos aumentar o número de simuladores e tecnologias educacionais para a melhoria, pincipalmente, da qualidade do profissional do mercado de trabalho”, destacou.

Durante a visita à exposição, a professora Ilka Serra informou que está sendo firmada uma importante parceria entre a Uema e o Senai, para a qualificação de monitores daquele órgão. Segundo ela, a universidade vai oferecer cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, conforme as necessidades da empresa.

A exposição é itinerante e passará por 25 cidades. São Luís é a 17ª cidade a receber a ação.