Grupo de Estudos LIDA realiza I Encontro Lutas Sociais Igualdade Diversidades

Por em 10 de setembro de 2014

Promover a reflexão, o pensamento crítico e desenvolver atividades acadêmicas no sentido de fomentar a formação profissional de cidadãos capazes de analisar criticamente a realidade sócio-econômica e política do Estado. Esse é o objetivo do I Encontro Lutas Sociais Igualdade Diversidade, que teve início na manhã de hoje (10), no auditório do Cento de Ciências Sociais Aplicadas.

Participaram da solenidade de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão LIDA; José Antônio Ribeiro de Carvalho; o chefe do Departamento de Ciências Sociais, Domingos Cantanhede; e o representante do Movimento Quilombola do Maranhão, Gilvanildo de Nazaré.

Em sua fala, a coordenadora agradeceu o empenho de toda comissão organizadora e da administração da Uema para a realização do evento. “O LIDA tem buscado desenvolver atividades acadêmicas, bem como realizar ações de intervenção, compartilhando das lutas e mobilizações dos movimentos sociais, junto ao poder público, visando a garantia dos direitos constitucionais já pactuados. Tais investimentos intelectuais e parcerias serão compartilhados nesse I Encontro sobre Lutas Sociais, Igualdade e Diversidades no Maranhão”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra afirmou que o evento reflete a harmonia do tripé da universidade. “Vejo aqui uma ponte de equilíbrio onde se vê o ensino, a pesquisa e a extensão; em que se consegue trazer a comunidade para dentro da universidade. E essa universidade tem que ultrapassar os muros. Estou feliz com o que estou vendo hoje”, pontuou.

Após a solenidade de abertura, o pesquisador Rolf Malungo, da Universidade Federal Fluminense (UFF) ministrou a palestra “Lutas Sociais, Resistências e Insurgências de Múltiplas Identidades na Contemporaneidade”.

O evento se estende até o dia 12, com uma vasta programação científica e atividade cultural, agregando, alunos, pesquisadores e convidados.