Grupos de pesquisa da Uema estudam aspectos Ecológicos e da Pesca na Reserva Extrativista de Cururupu

Por em 4 de setembro de 2014

A equipe do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA), junto aos alunos do Mestrado de Ecologia Aquática e Pesca (PPGRAP) e Graduação de Ciências Biológicas (CCB) estão desenvolvendo o projeto “Caracterização, Manejo e Aproveitamento da Composição do Sistema de Produção Pesqueiro da Zangaria da Reserva Extrativista de Cururupu – Maranhão”, sob a coordenação da professora Zafira da Silva de Almeida, do Departamento de Química e Biologia do Cecen.

O estudo busca caracterizar a composição das pescarias de zangarias nas ilhas de Peru e São Lucas, na Reserva Extrativista de Cururupu (RESEX), por meio de parâmetros ecológicos e de dinâmica populacional, subsidiando sua conservação, manejo e aproveitamento.

A produção e o consumo de pescados apresentam importância crescente na segurança alimentar e economia mundial. A pesca extrativa e a aquicultura são fontes de trabalho direto para cerca de 54,8 milhões de pessoas. Incluindo familiares e serviços relacionados, as atividades são responsáveis pelo sustento de cerca de 10% da população mundial. O litoral maranhense, segundo maior do Nordeste, tem um grande potencial de pesca marinha. O litoral Ocidental do Maranhão concentra 55% da frota e 47,9% da produção pesqueira.

O projeto tem duração de um ano, sem deixar de considerar os estudos contínuos dos alunos do PPGRAP e do CCB no âmbito da disciplina Gestão de Recursos Pesqueiros, com coletas mensais, ainda no período de restrição à pesca na RESEX de Cururupu.

A equipe realizará ações de extensão nas comunidades, ministrará cursos que terão como objetivo o ensino de técnicas de produção de filé de peixe anchovado e manuseio dos equipamentos necessários a essa produção. A caracterização do estado de conservação, biologia das espécies e formas de manejo possíveis será utilizada como subsídio para a criação de instrumentos de gestão da Resex, como o Acordo de Gestão e o Plano de Manejo.