III Semana Acadêmica das Ciências Agrárias inicia atividades

Por em 24 de setembro de 2014

Na manhã desta quarta-feira (24), aconteceu no auditório do Curso de Biologia, a solenidade de abertura da III Semana Acadêmica das Ciências Agrárias. O evento está sendo realizado pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) e integra todos os cursos que fazem parte do CCA, promovendo um espaço de debate e divulgação científica.

Participaram da cerimônia o reitor José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; a diretora Administrativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Stael Chaves; o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Batista Martins; o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Ícaro Gomes; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Ricardo Chaves, o diretor do Curso de Zootecnia, José dos Santos Pinheiro; o presidente da Comissão Organizadora do evento, Cláudio Maia; e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV), Oswaldo Rodrigues Serra.

O reitor José Augusto Silva Oliveira, parabenizou a todos os envolvidos nas atividades da Semana, destacando a importância desse processo de integração entre as Ciências Agrárias. “Esta é uma Semana extremamente rica, é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trocar experiências. Outro aspecto positivo é que um evento como esse só tem sentido na instituição universitária com a participação dos alunos, porque todo esse trabalho é benéfico para o processo de sua formação profissional”, declarou.

A diretora do CCA, Francisca Neide Costa, aproveitou a oportunidade para parabenizar e agradecer a todos que participam do evento, destacando o crescimento desde sua primeira edição. “Quando nós transformamos as semanas acadêmicas dos cursos em um único acontecimento, conseguimos mostrar que os cursos das agrárias estão mais integrados no termo da produção científica e das discussões da relação acadêmica dos alunos e professores. E isso mostra que juntos nós seremos fortes, mais sólidos e mais respeitados pelo que fazemos, mas, principalmente, pelo que somos”, explicou.

Nesta terceira edição, a Semana traz como tema ‘Potencialidades Agropecuárias no Maranhão’, que, conforme apontou a professora Francisca Neide, “vem nos fazer refletir sobre tudo aquilo que o nosso estado nos proporciona e que nós, enquanto pesquisadores, temos o desafio e a responsabilidade de produzir conhecimentos e colocá-los à disposição do setor produtivo desse estado.”

Ainda durante a solenidade de abertura, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Uema e a Codevasf, que assumiram o compromisso de, em parceria, trabalhar juntas para o desenvolvimento do estado.

O superintendente da Codevasf, João Batista Martins, destacou a importância dessa parceria. “Nós entendemos que, pelo Estado do Maranhão ter um potencial fabuloso, no que diz respeito a recursos naturais, nada mais coerente que a Universidade e a Codevasf sejam parceiras, para que pensemos juntos de forma a conseguir recursos para fomentar os projetos, programas e ações que serão propostas pela Universidade Estadual do Maranhão”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, o pesquisador Emanoel Márcio Nunes, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN-RN), ministrou a palestra “Desenvolvimento Rural do Nordeste”.

“O Nordeste tem uma potencialidade destacada. O tema trata de uma lógica de inter-relações que convergem para o desenvolvimento, que não se limita ao meio rural, mas se espraia para todos os meios, inclusive o urbano”, destacou em sua fala.

A programação científica da III Semana Acadêmica das Ciências Agrárias se estende pela tarde e acontece até a sexta-feira (26), com 8 minicursos, mesas redondas e apresentação de 64 trabalhos em formato de pôsteres. Os trabalhos apresentados durante todo evento passarão pela avaliação da comissão organizadora, para a premiação que será realizada no encerramento do evento. As pesquisas serão premiadas com a entrega de uma Placa e Menção Honrosa.

• Últimas Postagens