Pró-Reitora da Uema participa do ForGrad 2014

Por em 12 de setembro de 2014

A pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha participou, recentemente, do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) em Criciúma- SC.

Durante o evento, a professora participou da discussão sobre “Relatos de Experiências Exitosas na Expansão com Qualidade”, juntamente com os professores Lucídio Rocha Santos , da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Gildo Volpato, reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC), sob mediação da professora Maria Terezinha Antunes, da UFCSPA.

O fórum teve como principal objetivo elaborar políticas e diretrizes básicas para permitir o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, nos planos nacional e regional, bem como contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior, que visem ao pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Compareceram cerca de 200 pró-reitores de graduação de várias instituições de ensino superior brasileiras. Ao longo dos quatro dias de evento, os debates aconteceram em torno da expansão do ensino superior com qualidade, além da apresentação de experiências que deram certo e da discussão sobre avaliação dos cursos e do Enade.

ForGrad

Há 30 anos são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

A temática do ForGrad Nacional em 2014 foi “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”