Semana de Física promove mais um dia de palestras

Por em 3 de setembro de 2014

Nesta quarta-feira (3), ocorreu a palestra “Robótica Educacional: Conhecendo o Arduíno”, no prédio da Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), como parte da programação da III Semana de Física.

A palestra, ministrada pela professora da Colégio Liceu Maranhense, Elisiany dos Santos Brito, objetivou demonstrar como a Robótica pode influenciar no processo de aprendizagem dos estudantes.

De acordo com Elisiany Brito, a robótica educacional é uma atividade que permite a simulação em mundos virtuais e reais, permitindo ao aluno e ao professor manipular situações que imitam ou se aproximam do sistema real. A ferramenta que a professora destaca para esta simulação é o Arduíno.

A professora disse que o Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica que surgiu na Itália. É fácil de usar e o kit básico tem um custo acessível, além disso, é uma ferramenta livre, com um ambiente de desenvolvimento próprio e os programas podem ser escritos em C e C++ ou em outros.

Durante a palestra, a professora apresentou um projeto que vem desenvolvendo com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, no qual eles podem ter acesso ao Arduíno e aprenderem princípios básicos da robótica. “Ao trabalharem com essa plataforma, os alunos são estimulados emocionalmente e tem participação ativa no desenvolvimento das atividades, dessa forma, aprendem física com mais motivação” disse ela.

Elisiany Brito acrescentou: “A aplicação da robótica educacional serve para diversas áreas de conhecimento já que trabalha na perspectiva construtivista de Piaget aliada ao construcionismo de Seymor Papert, estimula a criatividade e imaginação do aluno, tornando-o protagonista no processo de aprendizagem”.

Com o projeto, a professora pretende estimular a criação de um Curso de Robótica a ser ministrado nas escolas de Ensino Médio e já está preparando o material didático a ser utilizado, caso obtenha apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Maranhão (Fapema).