Trabalho sobre cultivo de sururu em Raposa é premiado em Congresso de Aquicultura


Por em 18 de setembro de 2014



Uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Fisioecologia, Reprodução e Cultivo de Organismos Marinhos da Uema, em parceria com o Núcleo de Maricultura do Ifma, investiga o crescimento do sururu em águas estuarinas do município de Raposa. O trabalho, que integra pesquisadores das duas instituições de ensino, foi premiado no Aquaciência 2014, como melhor painel na área de Malacocultura, no evento técnico-científico, que reúne os principais expoentes da aquicultura nacional.

Na edição, que aconteceu entre os dias 1 e 5 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, foi abordada a temática “Produzir qualidade com sustentabilidade”, tema atual e amplamente debatido entre os profissionais da área. O evento buscou reunir membros dos diferentes segmentos da aquicultura brasileira e estrangeira para discutir as atualidades e perspectivas futuras do setor que mais cresce no Brasil e no exterior.

O "Cultivo experimental de Mytella guyanensis em águas estuarinas do município de Raposa, Maranhão", foi coordenado pelos professores Ícaro Gomes Antonio, do Curso de Engenharia de Pesca da Uema e pela professora Izabel Almeida Funo, do IFMA.

O experimento foi realizado com o emprego do método francês de encordamento utilizando um cabo central de nylon de 5 milímetros e duas redes tubulares de 60 milímetros (uma de algodão e outra de poliamida) que serviu de sustentação para esta estrutura. As sementes de sururu (24±1,8 mm de altura e 1,4 g de peso) foram estocadas dentro das redes com auxílio de um funil de PVC.

            Quinzenalmente foi realizada a biometria e determinado a temperatura, pH, salinidade e transparência da água. Os resultados indicam que o cultivo dessa espécie é promissor nas águas estuarinas da região em estudo, porém, são necessários outros estudos experimentais, para corroborar esta afirmação.

 Além da premiação do trabalho sobre o cultivo do Sururu, foram apresentados, ainda, dois trabalhos por área (um painel e outro oral). São eles:

"Captação de sementes de ostra nativa, como subsídios para o desenvolvimento da Ostreicultura no Maranhão" (autores:  Ícaro Gomes Antonio, Rodolf Gabriel Prazeres Silva Lopes, Izabel Cristina da Silva Almeida Funo e Alfredo Olivera Gálvez) apresentado na forma oral;

"Efeito da salinidade na sobrevivência de juvenis da ostra do mangue Crassostrea gasar" (autores: Izabel Cristina da Silva Almeida Funo, Ícaro Gomes Antonio, Leonardo Célio Alves Dias dos Santos, Yllana Ferreira Marinho e Alfredo Olivera Gálvez) apresentado na forma de painel.

Com o desempenho satisfatório nas premiações do evento e os resultados obtidos com as pesquisas, os pesquisadores agora preparam os três trabalhos para serem publicados em um número especial do Boletim do Instituto de Pesca de São Paulo, que abordará os melhores trabalhos do Aquaciência 2014.

 



Últimas Postagens