Uema inicia 7ª Jornada de Extensão


Por em 23 de setembro de 2014



Aconteceu hoje (23), no prédio dos cursos de Pedagogia e Geografia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a solenidade de abertura da 7ª Jornada de Extensão (JOEX) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A jornada, realizada pela Pró-Reitoria da Extensão e Assuntos Estudantis, trata sobre o tema “A Uema em Diálogos Extensivos: caminhos percorridos na interface de saberes” e tem como objetivo apresentar os resultados dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), desenvolvidos durante o período de setembro de 2013 a agosto de 2014.

Aproximadamente 1.081 estudantes se inscreveram no evento. Dentre eles, estão os que irão apresentar trabalhos em forma de Comunicação Oral e Sessão de Pôsteres, relacionados às áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Educação, Tecnologia, Trabalho e Saúde.

Na ocasião, fizeram parte da mesa de abertura o reitor José Augusto Silva Oliveira, o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra;o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas, Jorge de Jesus Passinho, representando os diretores de Centros de Ciências da capital; a diretora do Centro de Estudos Superiores de Caxias, Valéria Cristina Soares Pinheiro, representando os diretores de Centros de Estudos Superiores do interior; a coordenadora de Extensão, Maria José Aroucha; o coordenador de Projetos, Jorge Diniz, representando os coordenadores de projetos da instituição; e a estudante do Curso de Medicina, Patrícia Figueiredo, representando os bolsistas do PIBEX.

O professor José Augusto abriu a cerimônia, cumprimentando os presentes e discorrendo sobre a importância da extensão para a comunidade acadêmica. “Estamos na sétima edição deste evento, e isto demonstra quão gratificante é para a universidade promover as atividades de extensão, atividades estas que são tão importantes quanto às de pesquisa”, disse o reitor. E acrescentou: “A extensão é uma contribuição transformadora da academia para a comunidade, além disso, proporciona o amadurecimento pessoal e profissional dos estudantes. O espaço universitário é infinito porque o conhecimento é infinito. Os projetos da área de extensão demonstram isso ao ir além dos muros físicos da Uema”.

A pró-reitora Vânia Lourdes, em sua fala, expôs detalhes referentes à programação, bem como ao empenho da comissão organizadora do evento. “Estamos muito satisfeitos em realizar mais uma edição da JOEX. A equipe responsável pela organização se dedicou bastante e, ver o resultado disso, é maravilhoso. Desejamos uma ótima jornada a todos”, declarou.

Após a cerimônia de abertura, o público presente participou da palestra “A Uema em Diálogos Extensivos: caminhos percorridos na interface de saberes”, ministrada pelo diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro de Carvalho, que fez uma panorâmica histórica sobre a formação da área de extensão na jniversidade e sua implicação no desenvolvimento acadêmico.



Últimas Postagens - Array /