Abertura do I Ciclo de Seminários Intersemióticos do Curso de Letras

Por em 8 de outubro de 2014

Na tarde desta quarta-feira (8), aconteceu no auditório do Uemanet, a solenidade de abertura do I Ciclo de Seminários Intersemióticos: A palavra e outras palavras, evento promovido pelo Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Participam do evento professores e estudantes da área de letras e áreas afins.

Compondo a mesa de abertura estavam a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita; a coordenadora geral do evento, Mayalu Moreira Felix; a diretora do Curso de Letras, Creuzimar Siqueira Costa; a chefe do Departamento de Letras, Lucimar Ribeiro; e a palestrante Dinacy  Corrêa.

A pró-reitora Maria Auxiliadora, em sua fala, expressou satisfação em participar da solenidade, considerando a riqueza do tema. “É muito confortável estar aqui porque tenho formação na área de Letras e por saber o quanto é importante ter eventos como este na Uema. As temáticas a serem abordadas são interessantes, principalmente pela ênfase no estudo da palavra sob os diversos olhares”, ressaltou.

Para a coordenadora Mayalu, o esforço de toda a equipe organizadora está sendo recompensado, a partir do momento em que iniciou a solenidade, e desejou um excelente seminário a todos. “As possibilidades de estudo no campo da Literatura são grandes e, por isso, tivemos o desejo de abrir um espaço para falarmos sobre o assunto em pauta”, explicou.

A diretora Creuzimar Siqueira revelou o desejo de renovação do conhecimento durante os dias do evento. “É salutar quando podemos nos encontrar para trocar conhecimentos sobre literatura, especificamente, sobre a palavra”, disse.

Já a professora Lucimar Ribeiro destacou a evolução da universidade ao proporcionar momentos que incentivam a produção do conhecimento. “Participem intensamente deste evento porque certamente irão aprender bastante”, disse.

Na sequência, a palestrante Dinacy Corrêa, que é do Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários (NELL) da Uema, deu início à palestra sobre “Teares da Literatura: a tessitura feminina”. Durante a palestra, fez um retrospecto histórico sobre o tratamento dispensado às mulheres para depois aprofundar a análise sobre o papel das mulheres na literatura maranhense.

A programação do primeiro dia prossegue com as palestras sobre “História em Quadrinhos”, ministrada por Mayalu Felix; “Cristianismo”, com o palestrante Carlos Menezes; e “Tradução”, com a tradutora Jeanne Sousa da Silva. Além disso, haverá o lançamento de livros, pocket show e coquetel.