Aula Inaugural do Dinter em Engenharia Mecânica

Por em 14 de outubro de 2014

Nessa segunda-feira (13), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou a aula inaugural do primeiro Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Engenharia Mecânica, fruto da parceria entre a Uema e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Estiveram presentes o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, o pró-reitor de Administração, Walter Canales; a coordenadora de Pós-Graduação, Maria Cristiane Pestana, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o diretor do CCT, Jorge Passinho; a coordenadora local do Dinter, Rossane Cardoso Carvalho; e o professor do Departamento de Energia da Unicamp,  Luís Felipe Moura.

São 16 professores do CCT e de outros Centros da Uema, envolvidos no programa. Eles irão participar de aulas presenciais e por videoconferência nas linhas de pesquisa: Térmica e Fluidos, Materiais e Processos de Fabricação; e Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico.

O reitor José Augusto Silva Oliveira, em sua fala, desejou sucesso aos alunos e falou dos avanços da Uema. “Estou muito satisfeito em presenciar o crescimento do quadro de doutores em nossa universidade que, em 8 anos, chegou a mais de 300, graças aos programas de pós-graduação interinstitucionais. Nosso horizonte é qualificar o corpo docente da instituição e implantar mais doutorados na Uema”, observou.

O pró-reitor Walter Canales frisou a importância de colocar em prática o programa, que era um sonho dos gestores da universidade. “Este momento é muito importante porque marca o avanço na qualificação de professores que compõem a academia e, em breve, trará reflexos positivos no ensino acadêmico”, enfatizou.

Já a coordenadora Cristiane Pestana explicou que para selecionar os alunos foi necessária a realização de um Curso de Nivelamento, a fim de habilitá-los para este Dinter, atendendo à solicitação da Unicamp. “A titulação dos professores abre um leque de possibilidades. Posteriormente, eles podem concorrer a editais para trazer recursos para a universidade, submeter-se a editais da Fapema para financiamento de projetos e bolsas, e também da Capes para criação de cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado”, acrescentou.

O professor Jorge Passinho falou do empenho do CCT na formação da parceria. “Este doutorado é um desejo antigo, que finalmente, está se concretizando. As engenharias vão ganhar muito porque, em um futuro próximo, mais alunos poderão ser envolvidos em pesquisas por haver mais doutores nos cursos. O propósito é vincular a graduação à pesquisa, com a finalidade de avançar na produção do conhecimento”, explicou.

Rossane Cardoso Carvalho, em sua fala, explicou como vai ser desenvolvido o programa e ressaltou o incentivo aos alunos. “Desejo que possam colher frutos individualmente, coletivamente e institucionalmente ao final do programa”, disse.

Encerrando a cerimônia, o professor Luís Felipe Moura, que iniciou a disciplina Mecânica dos Fluídos, explicou que cada aluno irá desenvolver linhas de pesquisa, orientado por um professor da Unicamp para construção da tese de doutorado. “Esta parceria é proveitosa porque, ao trabalhar em conjunto, ambas as universidades ganham em conhecimento”, destacou.