Exposições da UEMA durante a XI Semana Nacional de Científica e Tecnologia

Por em 15 de outubro de 2014

No período de 13 a 19 de outubro, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com exposições na XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT), evento promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Fundo de Amparo à pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema), na área externa do Shopping São Luís.

Os trabalhos expostos pela instituição apresentam variados temas e mobilizam a divulgação científica do estado.

No estande do Curso de Agronomia “Conhecendo os Solos”, há atividades para o público infanto-juvenil, com alguns que utilizam vários tipos de solo, tais como o “minhocário” (experiência feita com minhocas e que enfatiza a importância delas no cultivo da terra) e a “colorteca” (amostragem que visa orientar crianças e jovens sobre a diversidade de cores existentes). Além disso, há distribuição de cartilhas educativas contendo jogos de recorte, caça palavras e memorização.

A professora Marlen Barros comentou que o intuito da exposição é mostrar a necessidade de conhecer os solos, bem como ensinar a manuseá-lo e preservá-lo corretamente. “O solo é responsável pela extração de nutrientes das plantas, reserva de material para a indústria, preservação dos cursos de água, entre outras coisas. Devemos orientar a sociedade sobre a importância do cuidado exato com este recurso essencial para nós”, destacou a docente do Curso de Agronomia.

Para o aluno Anderson Fernando, que é um dos monitores do estande,  essa experiência é muito gratificante. “Estou muito feliz em participar desta Semana. Tenho certeza que este evento está agregando muito valor à minha vida acadêmica. Algumas pessoas já conhecem e conversam com a gente sobre o assunto. É um grande aprendizado”.

Outros estandes

Os estandes da UEMA apresentam trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de solos, Laboratório de Sementes, Fazenda Escola, entre outros, dos Cursos de Agronomia, Engenharia Mecânica, Ciências Biológicas e Geografia.

Na “Sala de Ciência – Integrando a diversidade Cultural ao Conhecimento Científico“, do Curso de Biologia, uma das exposições foca nas especificidades da apicultura: os tipos de abelhas, conceitos de colméias, própolis e etc.

Já o estande do Curso de Geografia apresenta o mapeamento das áreas de isolamento e inundação em São Luís, identificando a influência do uso inapropriado do solo e áreas que sofrem processo de ocupação inadequada, como dunas e manguezais. Para a professora Késia Duarte da Silva, a sociedade precisa saber mais sobre essas questões. “Temos percebido que muitas famílias não sabem o grau de perigo desses problemas de moradia nesses locais. Este é um ótimo momento para conscientizá-los dos problemas ambientais que atingem nossa cidade”, explicou.