Hospital Veterinário da Uema é destaque na prestação de serviços à comunidade

Por em 8 de outubro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem se destacado, nos últimos anos, pela crescente interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Um dos setores de grande manifestação do tripé: ensino, pesquisa e extensão, é o Hospital Veterinário “Francisco Uchôa Lopes”¸ que presta serviços à comunidade do entorno e serve de campo prático aos alunos do Curso de Medicina Veterinária.

Atendendo em média 50 animais por dia, no horário de 08h às 17h, o Hospital presta serviços que vão desde atendimento clínico à realização de cirurgias, dispondo de atendimentos nas áreas de clínica geral; cirurgias; oftalmologia; diagnóstico por imagem, como ultrassonografia e raio x; eletrocardiograma; soroterapia e sala de recuperação.

Para o diretor do Hospital, Arnodson Campelo, a qualificação da equipe é um diferencial do Hospital Veterinário. “O corpo médico do Hospital Veterinário da Uema é de alta qualificação. Todos os professores que trabalham aqui são doutores, então, há um nível de qualificação muito acentuado. Mas existe a contribuição, também, dos estudantes, porque um dos objetivos desse Hospital é o aprendizado deles, que estão constantemente sob a supervisão dos professores”, destacou.

Entre os atendimentos, são recebidos pequenos, médios e grandes animais rotineiramente. “Cavalos, bovinos, ruminantes, caprinos, cães e gatos. Mas temos, também, uma especialidade, dirigida pela professora Alana Lisleia, que estuda animais silvestres, como jabutis, araras, papagaios, que também são atendidos aqui”, explicou o diretor.

Para a realização dos serviços, o Hospital cobra uma taxa, que é utilizada para reposição de toda medicação e material cirúrgico, que são utilizados nos atendimentos. Entretanto, o Hospital também realiza, em parceria com outras instituições, ações sociais, que promovem atendimentos gratuitos à comunidade. Mas essas ações dependem de doações de empresários e órgãos, para que sejam realizadas.

Arnodson Campelo destaca, ainda, que existe uma confusão quanto aos serviços oferecidos. A população por vezes confunde o atendimento do Hospital Veterinário com o Centro de Controle de Zoonoses.

“O Hospital Veterinário da Uema não sacrifica animais. Visa apenas o tratamento desses animais. Quem é responsável por colher os animais das ruas e sacrificá-los é o Centro de Controle de Zoonoses, que está aqui na Uema”.