Inicia a VII Semana do Livro e da Biblioteca da Uema

Por em 30 de outubro de 2014

Com a finalidade de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da preservação do acervo bibliográfico e também em celebração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29 de outubro), inicia hoje (30), a VII Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Biblioteca Central – campus Paulo VI.

A semana, que traz este ano como tema “Preservar para não faltar”, mostra uma exposição de livros danificados e varal de leitura na Biblioteca Central, além da realização de oficinas gratuitas sobre “Normalização para trabalhos acadêmicos: NBR 14.724”, das 10h às 11h30; e “Normalização para trabalhos acadêmicos: NBR 10.520”, das 14h30 às 16h30.

Segundo a diretora da Biblioteca, Glória Maria Nina Baima, a incidência de uso indevido dos livros disponíveis para consulta é alta. “Temos alguns problemas relacionados à conservação do acervo e também sobre a postura de alguns usuários dentro do ambiente da biblioteca. Inclusive produzimos um banner didático chamado ‘Os vírus que Atacam os Usuários da Biblioteca’, mostrando os maus hábitos que devem ser evitados”, informou.

Outra atividade que chama a atenção é o “Dia do Perdão”, no qual os estudantes podem devolver livros emprestados fora do prazo legal, sem penalidades.

De acordo com Glória Maria, o objetivo do dia do perdão é recuperar livros emprestados que há muito tempo não foram devolvidos ao acervo.

“O usuário tem direitos e deveres. Um dos deveres é devolver o livro, respeitando o prazo determinado pelo sistema. O aluno que deseja continuar com o livro por mais tempo pode fazer a renovação online, mesmo assim, ainda tem aqueles que perdem o prazo, tornando o periódico indisponível para consulta por outros usuários”, alertou.

O prazo de empréstimo das publicações é de 10 dias, podendo ser renovado três vezes por igual período. Além disso, cada usuário tem direito a locar 3 periódicos por vez.

A devolução pode ser feita durante o horário de funcionamento da Biblioteca Central, que é de segunda a sexta, das 8h às 21h.

As atividades da semana continuam até amanhã (31).