Lançamento do Livro História Social, Econômica e Política de Pinheiro

Por em 8 de outubro de 2014

Aconteceu ontem (7), no auditório do prédio de História (Centro Histórico) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o lançamento do livro “História Social, Econômica e Política de Pinheiro”, de Jerônimo Viveiros, organizado pelo historiador e antropólogo, Alfredo Wagner Berno de Almeida.

O lançamento ocorreu dentro da programação referente ao ingresso da segunda turma do 2º semestre do Programa de Pós-Graduação em Cartografia e Política da Amazônia (PPGCSPA).

Na ocasião, fizeram parte da mesa o diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro de Carvalho; o pesquisador Alfredo Wagner; e as professoras Conceição Viveiros Raposo, Patrícia Portela e Cyntia Martins.

Também estiveram presentes no evento representantes de diversos movimentos sociais da capital, Alcântara e de outras cidades da Baixada Maranhense, principalmente, do município de Pinheiro.

Para o professor José Antônio, a publicação vai acrescentar muito ao conhecimento histórico sobre a cidade de Pinheiro, portanto, é fundamental o apoio da Uema em projetos como este. “Imprimir o selo da universidade nesta publicação que muito agrega ao arcabouço cultural e de conhecimento do estado é motivo de honra”, disse.

Já a pesquisadora Conceição Viveiros, que tem parentesco com a família do escritor Jerônimo Viveiros, falou da importância do legado deixado pelo escritor, embora o histórico da família Viveiros tenha sido marcado por situações nocivas às pessoas de origem negra. Em relação a isto, ela pediu desculpas aos descentes daqueles que foram subjugados presentes na platéia.

E acrescentou: “Parabenizo o Curso de História, em especial, os alunos e professores da pós-graduação em cartografia, pelo excelente trabalho de pesquisa para reunir tantas informações valiosas que contam a nossa história”.

O organizador do livro disse que a publicação é produto de um esforço coletivo e de uma incansável pesquisa, realizada por vários anos para conseguir coletar o material. “Este dia é de grande valor porque marca um trabalho de anos e servirá para melhor entendimento da história do estado como um todo”, afirmou Alfredo Wagner.

Após a cerimônia, foram entregues exemplares do livro para os representantes dos movimentos sociais, seguida de uma apresentação cultural para encerrar o evento.

Sobre o livro

O livro “História Social, Econômica e Política de Pinheiro”, que tem o selo da Editora Uema, dispõe de 366 páginas com registros escritos por Jerônimo Viveiros que foram publicados no Jornal Cidade de Pinheiro. As informações foram coletadas e organizadas por Alfredo Wagner, entre 1972 e 2003, e contam sobre diversos acontecimentos que moldaram a vida econômica, social e política do referido município. Nele há imagens de documentos e recortes de fotos dos jornais daquele período.