Primeiras defesas de Trabalho de Conclusão de Curso do Programa Darcy Ribeiro

Por em 1 de outubro de 2014

De 26 a 28 de Setembro, acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) defenderam trabalhos de conclusão de curso em quatro Polos de Ensino.

As defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Darcy Ribeiro foram divididas em cinco blocos. Nesse primeiro momento, os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Química e Matemática), História e Letras dos Polos de Arari, Coelho Neto, São Mateus e Timon apresentaram mais de 280 TCC´s nas tipologias monografia, relatório de estágio e proposta pedagógica.

O Darcy Ribeiro foi implanto pela UEMA no ano de 2010, e estas foram as primeiras defesas de trabalhos de conclusão de curso do Programa. “Estamos diante de um momento ímpar da nossa jornada: os acadêmicos estão a um passo de concluírem a graduação e se tornarem profissionais” disse a coordenadora geral do Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim.

A emoção ao defender os trabalhos e a sensação de dever cumprido tomou conta dos alunos do Programa neste primeiro bloco de defesas. Para a acadêmica Luana Batista de Jesus, que apresentou a monografia “Levantamento da ictiofauna do Rio peritoró no Povoado Campestre, zona rural de alto alegre do MA”, foi gratificante estar diante da banca avaliadora defendendo seu trabalho.

“Essa foi uma sensação única na minha vida. Foi muito gratificante apresentar um trabalho que venho desenvolvendo há tanto tempo e com tanto empenho. Ouvi as críticas e sugestões da banca e isso servirá para aprimorar ainda mais minha pesquisa”, disse Luana.

A professora da UEMA, Heloísa Varão Santos, que compôs uma das bancas avaliadoras do Polo de São Mateus, afirmou que os alunos do Darcy Ribeiro construíram trabalhos com cientificidade, logicidade e o resultado de TCC´S tão bem elaborados pode ser visto durante as apresentações. “As apresentações foram excelentes, feitas com brilhantismo; os acadêmicos dominaram os conteúdos expostos. Vimos, em cada trabalho, um estudo aprofundado e a construção do conhecimento feita de maneira muito coerente”, ratificou.

“Com toda certeza, os profissionais que o Darcy Ribeiro/UEMA está formando farão a diferença na educação básica dessa região e, consequentemente, na educação do Maranhão”, disse a professora Heloísa Varão.

Após defender seu TCC, o acadêmico de Matemática do Polo Coelho Neto, Leonardo Sousa Rodrigues, afirmou que o próximo passo é concorrer a uma vaga de Mestrado na sua área. “Meu orientador e a banca avaliadora foram muito criteriosos. Mas eu sabia que estava preparado. E agora é hora de pensar no futuro: quero o título de Mestre para me qualificar ainda mais e ajudar, assim, a melhorar a educação do nosso Estado”, explicou.

O segundo bloco de defesas de TCC do Darcy Ribeiro será composto pelos Polos de Bequimão, Cururupu, Mirinzal, Pinheiro e São Bento e ocorrerá entre os dias 9 e 11 de Outubro. Até o dia 31 de Outubro, mais de 2400 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro apresentarão seus trabalhos em 23 Polos de Ensino do Programa.