Professora do Cesba participa de Encontro Nacional Cultura e Tradução


Por em 28 de outubro de 2014



A professora Ana Cristina Carvalho, do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA) participou de uma mesa redonda sobre Tradução Intersemiótica, durante o III Encontro Nacional Cultura e Tradução (ENCULT).

 O evento foi realizado no mês de outubro, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Durante o encontro, a docente ministrou a palestra denominada A instância narrativa de O tempo e o vento: do romance ao filme.

O objetivo da pesquisa foi analisar as instâncias enunciativas do romance de Érico Veríssimo, O tempo e o vento, mais precisamente no capítulo Ana Terra e apontar e refletir sobre as alterações sígnicas advindas da mudança de focalização e dos novos recursos audiovisuais que passam a compor a enunciação nesse novo meio semiótico, a narrativa fílmica homônima, do diretor Jayme Monjardim, lançado em 2013.

A pesquisa fundamentou-se no conceito de focalização proposto por GerárdGenette, na definição de adaptação de Linda Hutcheon e também nos estudos sobre as instâncias narrativas desenvolvidos por André Gaudreault e François Jost.



Últimas Postagens