Professores da Uema reúnem com representantes da Vale e da USP

Por em 9 de outubro de 2014

Aconteceu hoje (9), na sala de professores do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), uma reunião visando discutir cooperação técnica para o desenvolvimento de tecnologias operacionais entre a Uema, a mineradora Vale e a Universidade de São Paulo (USP).

Participaram da reunião o diretor do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Wellinton de Assunção; o diretor do Curso de Engenharia Mecânica (CCT), Flávio Nunes Pereira; o professor de Engenharia Mecânica da USP, Amilton Sinatora; e os representantes da Vale, Kardilson Rodrigues e Emanuel Rodrigues.

O professor Wellinton de Assunção explicou que o trabalho a ser realizado neste primeiro momento é o mapeamento das universidades públicas maranhenses, que podem contribuir com o desenvolvimento de tecnologias para otimizar as operações da Vale. Esta atividade engloba várias outras universidades do país e, até do exterior, sendo coordenada pela USP, instituição que tem vasta experiência com projetos em rede.

Ele acredita que participar dessa parceria com a USP e a Vale traz um grande retorno em conhecimento para os estudantes e professores da Uema, além de ser um impulso para o desenvolvimento de outros trabalhos na área tecnológica. “É uma oportunidade para estreitar ainda mais a troca de conhecimento e experiências com uma indústria de grande porte e uma universidade de renome” afirmou o professor.

Ele disse ainda, que a ideia do projeto é produzir tecnologia de qualidade aliada ao baixo custo operacional para fabricação de rodeiros da via permanente da estrutura ferroviária, já que o custo de manutenção desse componente é alto.

Para o professor Amilton, o objetivo é mais amplo do que parece. “A união entre a Vale e as universidades pretende produzir uma densidade de conhecimentos para solucionar problemas tecnológicos, que não se restringem somente à fabricação de rodeiros, especificamente”, disse ele.