Situação de espécie mamífero-aquático é discutida na IX MACCBIO

Por em 9 de outubro de 2014

A IX Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBIO), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), apresentou nesta quinta-feira (9), a palestra “Impactos na biodiversidade aquática: o caso do Peixe-Boi”, no auditório do Curso de Ciências Biológicas, no campus Paulo VI.

A palestra teve o intuito de abordar os aspectos peculiares do peixe-boi marinho e expor os fatores de risco da não-preservação da espécie. “Tivemos a preocupação de situar os presentes quanto ao grau de periculosidade dos impactos ambientais que afetam a espécie e podem ocasionar o seu fim”, afirmou o diretor presidente da Fundação Mamíferos Aquáticos (ONG que promove a conservação dos mamíferos aquáticos e de seus habitats) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), João Carlos Borges.

Para o palestrante, é de extrema importância que o tema seja debatido na rotina acadêmica, pois um tema como esse tende a despertar nos pesquisadores e estudantes várias motivações para que lacunas sejam supridas, a fim de se adquirir um maior conhecimento do assunto.

“Acredito que foi uma escolha acertada, já que se trata de estratégias para mídias costeiras e espécies ameaçadas que utilizam os ambientes aquáticos. Esperamos que esse momento tenha despertado interesse  para um contingente de pesquisadores locais, e favoreça as estratégicas de conservação”, pontuou o diretor.

Já a coordenadora do evento, Andréa Azevedo, destacou a relevância do tema abordado e mostrou-se entusiasmada com o sucesso da IX MAACBIO. “Estamos felizes com a quantidade de alunos escritos. A procura pelo evento foi tão grande que ultrapassou o percentual esperado. Foram mais de 530 alunos inscritos, e isso só demonstra o grande empenho dos acadêmicos da área”, concluiu.

Após a palestra, foi realizada mesa redonda com o título: “Perturbações Ambientais nos Biomas Aquáticos na Ilha de São Luís”. Compuseram a mesa de honra, os professores Andrea Azevedo (UEMA), Marco Valério Jansen Cutrim (UFMA), Franciane Ferreira (UFMA), e Ana Karoline Santos (UEMA).

Espécie no Brasil

De acordo com o site Mamíferos Aquáticos, existem 50 espécies de mamíferos aquáticos, sendo que 11 delas estão com algum grau de ameaça de extinção. No caso do Peixe-Boi-Marinho, a população não passa de 500 exemplares, transformando-o na espécie mais ameaçada.