Stands da UEMA na 11ª SNCT recebem a visita de milhares de estudantes


Por em 20 de outubro de 2014



Mais de 40 mil pessoas visitaram a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no período de 13 a 19 de outubro, na área externa do São Luís Shopping. O evento foi marcado por exposições, palestras, oficinas, apresentações de pesquisas, mostras de experimentos científicos além de atrações culturais. Sessenta e dois stands estiveram no local, dentre eles, três da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo um do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

Com o tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, a semana levou conhecimento aos estudantes, pesquisadores e à sociedade em geral acerca das pesquisas, projetos e inovações desenvolvidos no Estado, abordando a dimensão social como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

Os stands da Uema chamaram a atenção do público por conta dos diferentes projetos e trabalhos desenvolvidos e da divulgação de vários cursos gratuitos e a distância oferecidos. 

Em um dos espaços utilizados pela Universidade, um veículo monoposto, de 305 cavalos e com capacidade para alcançar até 60 km/h, desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia Mecânica, atraiu milhares de estudantes. Em outro, integrantes do curso de pós-graduação em Agroecologia apresentaram um projeto sobre os males do fungo bipolaris oryzae, que ataca as folhas em plantações de arroz. Com base nas pesquisas, estão sendo elaborados antídotos a base de bactérias e outros fungos para combater o causador dos prejuízos à rizicultura (produção de arroz) no Estado.

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa, ressaltou a proposta da 11ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) como forma de despertar o interesse nos visitantes pelo estudo e conhecimento da ciência. “O intuito da Semana foi reunir a comunidade científica – os professores, alunos e pesquisadores – e a sociedade a fim de possibilitar a troca de conhecimento, a divulgação dos inúmeros trabalhos desenvolvidos em nosso Estado e, principalmente, despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa. Esse é o caminho que estamos trilhando, com muito sucesso”, pontuou o secretário.

UEMANET – No stand do UemaNet, os estudantes conheceram as mais variadas opções de cursos a distância ofertados pela Universidade (técnicos, abertos, graduações e pós-graduações), tiraram dúvidas sobre a metodologia de ensino, dinâmica, carga horária e mercado de trabalho e, ainda, conferiram o lado prático dos cursos técnicos, por meio de apresentações feitas por tutores e coordenadores.

Durante o evento, a engenheira de minas e professora Karina Pinheiro, apresentou ao público o mais recente curso técnico oferecido pela Uema, na modalidade a distância – Mineração, destacando a importância e o diferencial da área, os cenários local e nacional, a metodologia de ensino aplicada e o promissor mercado de trabalho.

“O setor mineral tem recebido bastante incentivo por parte do governo federal, nos últimos anos, o que acarretou uma busca maior por profissionais qualificados. Por essa razão, estamos oferecendo pela primeira vez o curso técnico em Mineração, para suprirmos essa demanda do mercado, tendo em vista a carência de mão de obra qualificada, a inexistência de cursos técnicos voltados para a área, no nosso Estado, e o cenário favorável – com grandes perspectivas de crescimento até 2016”, informou a Profª e Coordenadora do Curso de Mineração, Karina Pinheiro.

O estudante Hugo de Carvalho, 16 anos, afirma se interessar pela área e diz que pretende se inscrever para o curso técnico de Mineração. “Gosto muito desse campo de estudo que, além de interessante, tem um mercado bem promissor. Vou aproveitar a oportunidade e me inscrever no Pacep, já que os cursos são de qualidade e, o melhor, gratuitos”, declarou o aluno. E acrescentou: “Adorei participar deste evento. Foi bastante enriquecedor conhecer projetos inovadores de estudantes do nosso Estado”.

Nos demais dias, também foram apresentados ao público o curso técnico de Alimentos, pelas tutoras Letícia Silva e Ilderlane Lopes, que além de divulgarem a área de Alimentos, em constante crescimento, distribuíram produtos (pães variados e decorados, bolos, salgados, doces caseiros e compotas de frutas tropicais da região) preparados por elas e por 35 alunos do Curso de Alimentos dos polos Paulo VI (campus da Uema- São Luís), Miritititua, Parque Jair e Chaleiro Escola (CVT).

Já o tutor do curso de Segurança do Trabalho, Gleiton Polary, por sua vez, ministrou um treinamento sobre “Primeiros Socorros”, apresentou os principais equipamentos de segurança (capacete, máscara, protetor auricular, óculos, protetor facial etc.) e falou a respeito da necessidade do uso deles como forma de evitar acidentes de trabalho.

A coordenadora-geral do Uemanet, Profª Dra. Ilka Serra, avaliou positivamente a participação do Núcleo no evento e ressaltou a experiência exitosa dos cursos que, apesar de serem ofertados na modalidade a distância, também possuem atividades e uma vivência prática. "A UEMA conseguiu apresentar à sociedade a variedade de cursos oferecidos por intermédio do UemaNet e a experiência exitosa alcançada por meio de investimentos constantes em tecnologias educacionais, aperfeiçoamento e qualificação profissionais. Desta forma, conseguimos atender a uma volumosa e crescente demanda, em nosso Estado, pela formação de jovens e professores, através do ensino a distância ”, concluiu a coordenadora.

O estudante do curso de Engenharia Mecânica da Uema, Michael Campos, já estudou a distância pela Universidade Estadual e aprovou a metodologia de ensino. “Para quem tem foco e disciplina, os horários flexíveis favorecem a organização dos estudos. Além disso, os professores são bastante capacitados e os materiais didáticos são atualizados. O curso que fiz valeu muito a pena”, declarou o universitário. 

SEMANA – Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano em uma estrutura de 4 mil metros quadrados.

Durante os seis dias de evento, foram promovidos 42 minicursos, 57 palestras, 29 oficinas, 17 apresentações de protótipos (projetos considerados de inovação) e apresentados 800 trabalhos científicos. No total, foram mais de 66 horas de atividades em 62 stands e acompanhadas por estudantes de 80 escolas de São Luís e do interior do Estado. Além de São Luís, outros 18 municípios maranhenses participaram da SNCT deste ano.

 



Últimas Postagens