Uema e Canal Futura em parceria com projeto Maleta Futura

Por em 3 de outubro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na manhã dessa quinta-feira (2), uma importante reunião de apresentação do projeto Maleta Futura, visando discutir ações em prol do enfrentamento de problemas sociais referente à pobreza.

A reunião aconteceu no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e contou com a participação da representante do Canal Futura, Ana Amélia Melo; do diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro de Carvalho; do chefe do Departamento de Ciências Sociais, José Domingos Cantanhede Silva; de gestores de diversos campi, líderes comunitários, professores das redes de ensino, além de alunos e professores da Universidade.

O projeto envolve diferentes etapas de produção que englobam pesquisa de materiais com parceiros nos territórios, escolha dos programas, elaboração de conteúdo do caderno de atividades e confecção da maleta produto. A Maleta Futura consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do canal feita a partir de recortes temáticos, variando de acordo com a reflexão que se deseja estimular, além de indicações de outras fontes, como filmes, documentários e sites.

O chefe do Departamento de Ciências Sociais, José Domingos Cantanhede Silva, explicou que o projeto terá duração de dois anos e o material ficará disponível nas instituições.

“A ideia da Maleta é levar os educadores a refletir sobre a pobreza. A universidade entrou em parceria com o Canal Futura, por meio do Departamento de Ciências Sociais, que está estabelecendo parceria com outras instituições: organizações do entorno, escolas, movimentos sociais entre outros. Além disso, os materiais serão utilizados nas disciplinas do âmbito das ciências sociais, particularmente, no Pibid de Ciências Sociais”, apontou o docente.

A articulação do projeto permite, além de alcance nacional de distribuição das Maletas Futura, observar possibilidades metodológicas de uso do material em escolas. O acompanhamento e monitoramento das mesmas acontecem de forma diferenciada, com compilação anual de resultados.