Uema oferece curso de Mediação em EaD para professores da UNDB

Por em 31 de outubro de 2014

Este mês, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), iniciou mais uma capacitação do curso de aperfeiçoamento Mediação em EaD, desta vez com 25 professores e coordenadores de diversos cursos da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (Undb) para atuarem como mediadores no ensino a distância (EaD).

O curso que, desde 2012, formou cerca de 800 pessoas do Maranhão, integra um cronograma de atividades que contribuem para o desenvolvimento da educação mediada por tecnologias educacionais. Além de ajudar na formação de tutores de forma a atender a uma crescente demanda por EaD no país.

“Não temos medido esforços para atender à crescente demanda – de profissionais e instituições – por cursos na modalidade a distância que, por sua vez, prezam pelo respeito ao ritmo de estudo do aluno e pela qualidade do ensino. Aliar tecnologia educacional ao trabalho de bons professores é imprescindível para tornar o ensino mais interessante e motivador, promover o desenvolvimento socioeducativo e facilitar o acesso à informação”, pontuou a coordenadora geral do UemaNet, profª Dra. Ilka Serra.

O curso de Mediação em EaD visa possibilitar a compreensão histórica e crítica dos fundamentos, conceitos e políticas da Educação a Distância; proporcionar a análise crítica quanto ao papel, ações e relações do mediador de aprendizagem na EAD; além de capacitar o mediador a lidar com a linguagem acadêmica e com o uso das tecnologias da informação voltadas para a Educação, com ênfase em ambientes virtuais de aprendizagem.

O tutor do curso e designer educacional do UemaNet, Marco Aurélio Vieira, explica a importância do papel exercido pelo mediador no processo de ensino EaD. “A figura do tutor é imprescindível, ele atua como facilitador no processo de aprendizagem dos estudantes. É fundamental que ele compreenda as características e os conceitos específicos da modalidade EaD e domine o uso de ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem”, explicou.

Já o coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UNDB (NEAD), Bruno Seabra, refere-se ao diferencial da parceria feita com a Uema/Uemanet: “Ser capacitado por uma instituição de ensino, como a Uema, referência em EaD – por meio do UemaNet – é uma grande oportunidade para nós, coordenadores e professores da UNDB, que pretendemos, em breve, oferecer cursos a distância para nossos alunos”.

CURSO – O curso, com carga horária de 180h e duração mínima de 2 meses, é oferecido na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil através do Programa Anual  de Capacitação Continuada (PACC).

Com o acompanhamento online de um professor, durante o curso, o aluno tem a oportunidade de participar de diversas atividades: participação nos fóruns, estudo de textos, leituras complementares, anotações e realização de tarefas, além de encontros presenciais. Os conteúdos a serem estudados são disponibilizados em material didático diversificado, disponível tanto em meio físico, quanto virtual. A interatividade e a aprendizagem colaborativa são feitas por meio de reuniões on-line e fóruns de discussão.