Uema participa de congresso internacional sobre educação a distância


Por em 7 de outubro de 2014



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), participa, de 6 a 9 de outubro, do 20º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que acontece em Curitiba/PR.

Durante quatro dias, a Universidade conta com um Stand, onde os visitantes podem conhecer um pouco de sua trajetória em EaD. Além disso, há a distribuição de folders institucionais, apresentação dos cursos ofertados, exposição da Revista PoloUm (que trata do tema EaD) e do Ambiente Virtual de Aprendizagem  – AVA/Moodle, videoaulas, vídeo institucional, Quiz Tec (jogo que descreve as atividades relacionadas aos cursos técnicos ofertados pela Uema), lousa digital (também conhecida como lousa interativa, porque visa a uma interatividade maior entre professores e alunos), enfim, uma mostra do seu aparato tecnológico e como o usa em prol da educação. 

“O Stand nos instiga a refletir sobre o que temos e o que pode ser compartilhado. É uma exposição do que usamos no nosso dia a dia, aquilo que nós temos de melhor. Então, a reflexão sobre o que fazemos, o que temos feito e o que gostaríamos de fazer estão sendo expostos no Congresso e sendo compartilhado com outras instituições nacionais e internacionais, assim como com os participantes que frequentam o evento”, destaca a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra.

E além do Stand, a IES participa da seguinte forma: mesa redonda Videoaulas na EaD: aspectos técnico-pedagógicos no ensino superior (participação da Profa.Maria de Fátima Rios); mesa redonda Moocs e REA: aproximações e diferenças (somente com professores da Uema – Luis Carlos Fonseca, Sannya Rodrigues, Mauro Carozzo e Ilka Serra); Meta-afetividade na educação a distância (apresentação especial), com Isis Monteles e Sannya Rodrigues; e com a apresentação dos artigos Produzindo recursos educacionais abertos com mídias sociais e mobilidades (Roberto Serra), Qual o perfil do aluno de EaD que sente falta de mais aulas presenciais? (Mauro Carozzo, Katia Fonseca, Roberta Silva, Nádia Pinheiro e Eliza Flora Muniz), Abandono e conclusão de alunos inscritos em cursos Mooc (João Augusto Silva), A comunicação estratégica empresarial por meio de ambientes virtualizados (Roberto Serra) e Coordenação de tutoria: acompanhamento de tutores nos cursos técnicos a distância da Uema (Eliza Flora Muniz e Claudia Moraes).

Para o reitor da Uema, José Augusto Oliveira, a participação da Instituição é de extrema importância. "Mostramos que somos referência nessa modalidade, uma vez que ofertamos não somente cursos de graduação, mas de aperfeiçoamento, pós-graduação e até mesmo técnicos. Então, a EaD vem oferecendo oportunidades de formação profissional em todos os níveis, contribuindo, assim, para o desenvolvimento não só do Maranhão, mas de todo o país. E só temos a ganhar ao participar de um evento internacional como o Congresso da ABED, pois essa é uma forma de mostrar o trabalho que desenvolvemos em prol da educação", afirma o reitor.

A Universidade ainda apresenta uma palestra institucional com o histórico de EaD na Instituição, intitulada A UEMA consolidando processos de inovação, inclusão e virtualização por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação. A apresentação será feita pela Profa.Dra. Ilka Serra, coordenadora geral do UemaNet. 

O Núcleo – O braço operacional da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para oferta de cursos a distância e intermediação de produtos e processos educacionais tecnológicos é o Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. A Uema, por meio da modalidade à distância, se apresenta como uma alternativa capaz de reverter o quadro de exclusão social no Maranhão. Para isso, oferece nessa modalidade desde cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização a técnicos.

O Congresso – O Congresso tem como tema “EaD e a internacionalização da aprendizagem no Brasil”. São quatro dias de apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiências, palestras, workshops, mesas redondas e minicursos envolvendo a modalidade. O evento é voltado para o universo internacional de EaD e recebe especialistas estrangeiros para apresentar o estado da arte da EaD no mundo. 



Últimas Postagens