Uema realiza a abertura da IX MACCBIO

Por em 8 de outubro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite de ontem (07), no auditório do prédio de Ciências Biológicas, a abertura da IX Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBIO), com o tema “Ecossistemas Aquáticos: Fronteiras da Biodiversidade”.

Fizeram parte da mesa de abertura o pró-reitor de Administração, Walter Canales, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andrea de Araújo; a presidente geral da IX MACCBIO, Andrea de Azevedo; a diretora do Curso de Ciências Biológicas, Eliane Pinheiro de Sousa; o coordenador de Pesquisa, Willian Cardoso, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; e o presidente discente da MACCBIO, Guilherme Miranda.

A nona edição da Mostra tem o objetivo de divulgar as ações e atividades de pesquisas realizadas por estudantes para dar relevância à produção científica local. Além disso, a MACCBIO visa a integração acadêmica e cultural dos discentes e docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica acerca dos diferentes campos do conhecimento.

Com a temática da diversidade aquática envolvendo um conjunto de ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e marinhos e dos seres vivos que passam parte de seu ciclo biológico ou vivem nestes ambientes, o evento acontece até a próxima sexta-feira (10), e terá uma vasta programação que inclui minicursos, palestras, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, oficinas e workshops. As atividades serão realizadas no Cecen e no prédio do Curso de Ciências Biológicas.

Na oportunidade, o presidente discente da MACCBIO, Guilherme Miranda, apresentou a programação da Mostra aos presentes. A presidente geral da IX MACCBIO, Andrea de Azevedo, destacou que o evento é realizado ininterruptamente desde 2006, com o objetivo de mostrar a produção científica produzida no curso e conhecer o que está sendo realizado em outras Instituições.

“O evento, conta este ano, com duas inovações, o BIOQUIZ, jogo de perguntas e respostas, destinado exclusivamente a alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas e o concurso de fotografia, que em sua primeira edição conta com mais de 50 fotos. A IX MACCBIO foi preparado com muito carinho e zelo especialmente para vocês”, enfatizou Andrea de Azevedo.

Segundo o pró-reitor de Administração, Walter Canales, “tenho certeza que o curso de Biologia é um grande orgulho para a Uema, pela produção de seus alunos e pelo seu quadro de professores. Desejo a todos um excelente evento e destaco que vários frutos serão colhidos, pois as sementes já foram plantadas nas edições anteriores com muita produção de conhecimento”.

Para finalizar a noite, foi realizada a palestra de abertura, intitulada “Ecossistemas Aquáticos: Fronteiras da Biodiversidade”, proferida pelo professor da Fiocruz – RJ, Siciliano Salvatore, que apresentou várias formas e tipo de ecossistemas.