Acadêmicos do Polo Darcy Ribeiro de Pinheiro recebem outorga de grau

Por em 19 de novembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão realizou no último dia 12, a colação de grau de 82 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Pinheiro. Os concluintes são dos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia) e História, que receberam emocionados a outorga de grau, concedida pelo reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira.

Participaram da solenidade a coordenadora geral do Darcy Ribeiro/UEMA, Andrea Gomes de Azevedo Cutrim, a diretora do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro, Ruth do Espírito Santo Rocha, a secretária de Educação de Pinheiro, Maria do Perpétuo Socorro Soares, representando o prefeito do município, Filadelfo Mendes Neto, a presidente da Câmara municipal de Pinheiro, vereadora Conceição de Maria e a coordenadora do Polo de Pinheiro do Darcy Ribeiro, Iranilde Soares Padre.

O reitor José Augusto Oliveira, afirmou que a UEMA sente-se honrada de entregar à sociedade professores capacitados, preparados e capazes de empreender ações para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e um mundo mais igual.

José Augusto falou, ainda, da felicidade de estar formando novos educadores através de um programa especial como o Darcy Ribeiro. “Ao participar de mais um outorga de grau do Programa Darcy Ribeiro, posso ter a certeza de que a Universidade Estadual está cumprindo com sua missão e, sobretudo, está formando professores para o Maranhão. É o nosso grande sonho que está se materializando nestas cerimônias do Darcy Ribeiro”.

A coordenadora Geral do Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, fez uma retrospectiva do Programa, desde o seu projeto. “Muitos foram os desafios, mas não pretendíamos executar um programa comum, queríamos professores que tivessem consistência, um diferencial. Assim foram adquiridos e enviados aos Polos: acervo bibliográfico, kits para compor os laboratórios multidisciplinares, confeccionados manuais de aulas práticas, realizados seletivos docentes e práticas curriculares”, disse.

O formando Nilton de Jesus Neto Coelho, orador oficial dos concludentes, falou da trajetória acadêmica até a colação de grau e ressaltou a importância dos novos professores para a sociedade. “O mundo precisa cada vez mais de bons exemplos, logo que os docentes aqui graduados sejam pessoas que inspirem, que motivem e que levem a mensagem que quando se escolhe o caminho correto, a chegada será mais jubilosa e satisfatória”.

Durante o discurso, Nilton de Jesus, agora graduado em Letras, agradeceu ao professor José Augusto, pela idealização e execução do Programa Darcy Ribeiro: “Agradeço ao magnífico reitor José Augusto, pela coragem de ousar e acreditar que era possível proporcionar aos interessados das cidades do interior do Maranhão, a oportunidade de cursar um nível superior de forma regular, próximos de nossas famílias, e pela visão descentralizadora da Universidade”.

O concludente Domingos Souza foi o juramentista oficial.

A paraninfa da noite, professora Ester Ratis de Santana, representando os demais paraninfos da cerimônia, destacou os esforços dos acadêmicos para concluírem o curso e afirmou que a colação era a resposta por todo trabalho realizado.

“A alegria e o brilho desta noite tem motivação dupla. Primeiro, pelo fato de ter aqui alunos imbuídos de real compromisso, que acreditaram em seus sonhos e se dedicaram a cumprir suas obrigações acadêmicas. Segundo por acreditarem na proposta acadêmica deste Programa e dos cursos que escolheram”, afirmou a professora.

Para a Diretora do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro, Ruth do Espírito Santo, a UEMA vem cumprindo seu papel de levar educação de qualidade aos municípios da baixada, contribuindo assim para o desenvolvimento da região.

A coordenadora do Polo do Darcy Ribeiro de Pinheiro, Iranilde Padre, falou da emoção de ver os acadêmicos colando grau: “É muito gratificante estar participando desta solenidade, pois representa o resultado de um trabalho, de todo um esforço de pessoas que superaram tantas dificuldades. Viver hoje essa emoção mostra que valeu a pena todos os esforços”.