Cursos de Letras e Pedagogia realizam II Encontro Interfaces

Por em 3 de novembro de 2014

Nesta segunda-feira (03), teve início às 10h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais (Cecen), o II Encontro Interfaces Letras e Pedagogia, com o tema “Currículo: interseções, deficiências e perspectivas”, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A abertura do II Encontro contou com a participação de professores, coordenadores, estudantes e convidados. Compuseram a mesa de honra a pró-reitora de Pós-Graduação Maria Auxiliadora, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a chefe do Departamento de Letras, Lucimar Ribeiro; a coordenadora geral do evento, Mayalu Felix; e o estudante Renato Gomes, representando todos os alunos participantes.

“Nosso objetivo é colocar em questão as interseções entre os cursos de Letras e Pedagogia. Esse debate na área da educação é importante, para que sejam colocados em discussão o ensino da língua e a questão curricular. Os estudantes precisam estar inter-relacionados em um diálogo necessário para a excelência das áreas”, explicou a coordenadora do evento, Mayalu Felix.

Ela aproveitou também para, além dos cursos citados, ampliar o convite às áreas afins. “Nosso desejo é que todos participem, não só dos cursos de Letras e Pedagogia, mas também de outras áreas de interesse. Todos estão convidados”.

A professora Maria Auxiliadora disse estar satisfeita por participar do Encontro. “Sinto-me honrada por estar representando o magnífico reitor José Augusto. Venho parabenizar os professores e coordenadores, desejando que tenhamos muito sucesso nestes três dias de evento”.

Para Lucimar Ribeiro, o momento é de extrema importância para a construção e ensino do saber. “Nós temos objetivos em comum e, aqui, os identificamos. A presença de vocês reforça a necessidade do conhecimento para otimizar nossa atuação”, complementou.

Já o estudante Renato Gomes agradeceu pela oportunidade e destacou a importância desta união, que traduz o “ofício de trabalhar com o ensino e a formação de cidadãos”.

Após a cerimônia de abertura, o coordenador de Letras e Linguística da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dermeval da Hora, ministrou a palestra “Políticas Nacionais para a formação do professor de Língua Portuguesa”, que abordou questões comunicacionais como o uso da língua, o ensino da fala na educação básica, a uniformização da fala nas mais diversas situações comunicativas e outros.

Dermeval comentou sobre o interesse dos docentes e discentes da Uema no que diz respeito à interdisciplinaridade. “Fico feliz de ver esta ação de reunir os dois cursos. A iniciativa de um evento deste é de fundamental importância por trazer a ideia da identidade na linguagem”.