Darcy Ribeiro ? Acadêmicos do Polo de São Mateus recebem a outorga de grau

Por em 11 de novembro de 2014

Na última quinta (06), mais de 100 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de São Mateus do Maranhão receberam a outorga de grau pela Universidade Estadual do Maranhão.

Estiveram presentes na solenidade, a Coordenadora Geral do Programa, Andrea Gomes de Azevedo Cutrim, representando, na ocasião, o magnífico reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, o prefeito Milto Aragão, a coordenadora de Polo, Amanda Chaves, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, a coordenadora Geral do Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, fez uma retrospectiva do Programa e destacou que o Reitor sonhou, no ano de 2009, em formar professores em todo o Estado do Maranhão e depois de muitos debates, avaliações e planejamentos, a equipe do Darcy Ribeiro, direcionada por José Augusto, começou a realizar viagens, visitas às secretarias municipais de educação e às prefeituras, que atenderam ao chamado, compreendendo a importância desse projeto.

“O projeto Darcy Ribeiro começou a sair do papel no ano de 2009 e o sonho a se materializar desde então. A emoção crescia e com ela o trabalho e os desafios. Depois de uma jornada, enfim, chegamos ao tão sonhado e esperado dia: dia da colação, dia de felicidade. Vocês são o orgulho de suas famílias e o nosso também”, frisou Andrea.

O orador oficial da colação foi o formando Clayton Aguiar, o concludente Felipe Oliveira foi o juramentista oficial. E a paraninfa escolhida para representar os demais, foi a professora Leila Pinheiro.

Em seu discurso, Leila afirmou que logo que conheceu as turmas de Licenciatura em Matemática, Química, Física, Biologia, Letras e História do Polo de São Mateus, percebeu que se tratavam de turmas diferenciadas. “Percebi que ali estavam pessoas em busca de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ninguém entrou no Programa para brincar de fazer universidade, todos sabiam que é por meio de muita dedicação e estudo que podemos mudar nossa realidade”, ressaltou.

A professora disse, ainda, aos formandos: “hoje vocês comemoram a conquista de um grande objetivo em comum. Por isso, façam diferente, arrisquem, sejam ousados, criativos, inovadores em tudo o que vocês fizerem, pois com toda certeza o resultado de suas ações será diferenciado”, concluiu.

A conferência do grau aos acadêmicos foi dada pela coordenadora Geral do Programa, Andrea Gomes Cutrim, usando da autoridade conferida pelo reitor da UEMA, José Augusto Oliveira.

Na saída da colação, os formandos foram saudados com um show pirotécnico: eles são os primeiros professores de Matemática, Física, Química, Biologia, Letras e História formandos em uma universidade na cidade de São Mateus.

Os concludentes do curso de Matemática, Marilene Rodrigues de Souza e Mario Gonçalo, casados há 27 anos, são apaixonados pela área e afirmaram que, a partir de agora, pensam em se especializar e seguir a carreira docente, outra grande paixão do casal. “Vivi momentos difíceis durante minha jornada universitária, tive problemas de saúde e senti medo de não conseguir concluir o curso, mas superamos juntos essa fase e hoje estamos aqui, colando grau e realizando esse grande sonho”, concluiu Marilene.