Encerramento do I Encontro de Iniciação à Docência

Por em 28 de novembro de 2014

Aconteceu ontem (27 de novembro), no auditório do prédio de Ciências da Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), o encerramento do I Encontro de Iniciação à Docência, VIII Jornada de Química e X semana de Ciências, evento promovido pela coordenação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O Encontro, cujo tema deste ano foi “Programa PIBID: impactos na formação de professores na Uema”, contou com a participação de discentes e docentes de São Luís, Timon e Caxias dos cursos de Licenciatura em Geografia, Música, Química, Biologia, Física, Matemática, História, Ciências Sociais e Letras.

No último dia, alunos do Curso de Música fizeram apresentações autorais ligadas à disciplina de “Criação Musical” e de composições de cantores renomados nacionalmente.

Também houve a apresentação teatral intitulada “Beijo Elétrico”, encenada pelos estudantes do 3º ano do Centro de Ensino Inácio Passarinho, da cidade de Caxias, participantes de atividades ligadas ao projeto “Laboratório de Materiais e Divulgação Científica”.

“No estudo de História da Física eles foram construindo a peça, tanto a parte escrita quanto a encenação”, disse a professora orientadora do projeto, Maria de Fátima Salgado.

A professora orientou os bolsistas Diego Machado dos Santos e Samara Sousa, alunos do Curso de Física do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

Encerrando as atividades, foi feita a premiação dos melhores trabalhos, que foram avaliados a partir da apresentação oral.

A apresentação da premiação foi realizada pelos coordenadores do evento, Lídia Santos Pereira e João Coelho Filho.

Os projetos premiados foram:

1º Lugar – Experimentos de Física a partir da Utilização de Lixos Eletrônicos

Bolsistas: Leandro Costa Sobrinho e Laise Raquel de Jesus Passos (Subprojeto de Física)

2º  Lugar –  “Direito e Cidadania”: Uma experiência didática de ensino de Sociologia na Escola CEM I

Bolsistas: Cássia Ferreira de Oliveira e Geysa Fernandes Ribeiro (Subprojeto de Ciências Sociais)

3º Lugar – Iniciando a Docência da Disciplina de Música no Colégio Cidade São Luís- Cohab

Bolsista: Sóstenes Sousa Carvalho (Subprojeto de Música)