Encerramento do II Encontro Interfaces de Letras e Pedagogia no Campus Paulo VI

Por em 6 de novembro de 2014

Ontem (5), no auditório do prédio do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), aconteceu o encerramento do II Encontro Interfaces Letras e Pedagogia – Currículo: interseções, deficiências e perspectivas, promovido pelo Departamento de Letras, de Educação e Filosofia.

A palestra de encerramento abordou o tema “Preconceito linguístico no ensino de Língua Portuguesa” e foi ministrada pela diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jussara Abraçado. Na ocasião, também esteve presente a professora convidada, Stella Maris Bortoni-Ricardo, representante da área de Letras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Unb).

Durante a discussão, Jussara Abraçado falou sobre variações lingüísticas, regras da norma culta e de problemas com a concordância padrão percebidas pelos professores em sala de aula.

Ela ressaltou que, se não houve erro no processo de aquisição de conhecimento pelo indivíduo no ambiente onde vive, é difícil classificar uma variedade lingüística como certa ou melhor em detrimento de outra.

“É preciso ensinar o padrão adotado na língua portuguesa, mas ter cuidado para não expor o aluno ao preconceito por causa do modo como fala”, esclareceu.

Os participantes puderam fazer questionamentos sobre o tema para a palestrante ao final da apresentação. Na sequência, a comissão organizadora do Encontro fez homenagem às professoras convidadas.

Para a coordenadora geral do evento, Mayalu Felix, o evento cumpriu o objetivo de impulsionar o diálogo entre ambas as áreas do conhecimento e também agradeceu à instituição. “Este Encontro é interdisciplinar e assim que deve ser porque o conhecimento também é. Temos que traçar esse caminho e o evento foi uma tentativa. Agradeço ao apoio da diretoria do Cecen, UemaNet e ao reitor da universidade”, finalizou.

O estudante do 3º período do Curso de Pedagogia, Antônio Francisco Ferreira dos Santos, falou sobre a troca de conhecimento estabelecida entre as áreas de Letras e Pedagogia. “Eu acho interessante porque há conteúdos diferenciados que pudemos ter acesso aqui e esta troca vai ser refletida, futuramente, quando estivermos exercendo nossas profissões”, disse.

Ao final do evento, houve um momento cultural com a apresentação teatral do Grupo Luarte, que fez a performance “De repente Palco”.