Fórum de Universidades Abertas do Brasil discutiu temas relevantes para a EaD

Por em 24 de novembro de 2014

Acessibilidade, inclusão social e digital, fomento em EaD, inovação tecnológica. Essas foram algumas pautas da 3ª reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que aconteceu nos últimos dias 20 e 21, em São Luís. Foi a primeira vez que o estado recebeu o evento.

Cerca de duzentos representantes de instituições públicas de ensino de todo o país discutiram, durantes esses dois dias, o futuro da Educação a Distância – planejamento, diretrizes e as políticas de fomento pelo governo federal.

O encontro foi organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal (IFMA).

A coordenadora geral do UemaNet, Profa. Dra. Ilka Serra, explicou o diferencial do Fórum e expressou a satisfação de o Maranhão ter sediado pela primeira vez o evento. “O Fórum foi decisivo para nortear os próximos rumos da EaD. As discussões irão aprimorar cada vez mais a modalidade, contribuindo para o crescimento e a expansão das vagas, oferecendo, assim, mais oportunidades à população de acesso à educação. Além disso, as proposições apresentadas pelos coordenadores serão encaminhadas para o Congresso Nacional, finalizando, assim, a proposta do marco regulatório na Educação a Distância, no País. Todos nós ganhamos com a realização do evento – tanto a Uema, as demais instituições e o Estado do Maranhão”, destacou a coordenadora.

O vice-reitor e reitor eleito para a próxima gestão da UEMA, Prof. Dr. Gustavo Pereira, ressaltou que o Fórum foi fundamental para a avaliação do sistema UAB, nos seus mais variados aspectos, e consequente aperfeiçoamento. “É imprescindível que as instituições façam os investimentos necessários em estrutura e qualificação de pessoal, de forma a avançarmos nessa modalidade de ensino e, assim, levarmos o assunto para a agenda política nacional, cumprindo a nossa missão da melhor forma possível”, pontuou o vice-reitor.

O diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jean Marc Georges, apresentou o planejamento financeiro para 2015 e discorreu sobre a gestão de recursos, a expansão e regulação da UAB, a reestruturação das bolsas com novos valores e o edital 2014 – que irá oferecer 250 mil vagas entre 01 de julho de 2015 e 30 de junho de 2016.

Durante o último dia do evento, inúmeras práticas inovadoras, desenvolvidas nas instituições e vinculadas aos eixos (práticas pedagógicas, inovação tecnológica e gestão em EaD), foram apresentadas e compartilhadas pelos representantes.

Questões como política de concessão de bolsas, acessibilidade, inclusão digital e social, avaliação acadêmica do trabalho de tutoria, gestão de processos administrativos, foram temas de alguns projetos, já em funcionamento.

De acordo com a Presidente do Fórum, Profa. Maria Luisa Furlan, o objetivo do encontro foi atingido, uma vez que contribuiu significativamente para integração dos coordenadores UAB e seus adjuntos de forma a fortalecer a modalidade de ensino EaD, no país. “Nos reunimos para discutirmos as falhas existentes e as dificuldades, compartilharmos as boas práticas e, juntos, encontramos soluções. Só assim, fortaleceremos a EaD com vistas ao reconhecimento nacional da modalidade”, realçou a presidente.

LANÇAMENTO – Na ocasião, foi lançada a sexta edição da Revista PoloUm. Uma publicação da UEMA, produzida pela Assessoria de Comunicação do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. A revista possui periodicidade semestral, sendo bilíngue, tratando exclusivamente sobre a educação a distância no Maranhão e no Brasil.

Nesta edição, os leitores terão acesso a uma entrevista exclusiva com a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, Maria Luísa Furlan, que fala sobre a composição e funcionamento do Fórum. Terão um panorama sobre a incompatibilidade entre a escola tradicional e as tecnologias. A revista traz, também, uma apresentação do seu mais novo curso técnico na modalidade a distância: Mineração. Ainda, nesta edição, os leitores verão uma homenagem à coordenadora da rede e-Tec no Maranhão, professora Eliza Flora Muniz, que recebeu da Câmara dos Deputados, em Brasília, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, além de destacar a formação de aproximadamente 5 mil alunos de graduações ofertadas na modalidade a distância pela Universidade: Filosofia, Pedagogia, Administração e Formação Pedagógica.

A UAB – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas de ensino superior (IPES) que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação mediada.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País".

Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federados e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.