Inicia o Seminário de Integração e Socialização de Trabalhos Acadêmicos do CEPEJAI no Campus Paulo VI

Por em 29 de novembro de 2014

Iniciou ontem (28), no auditório do UemaNet, o Seminário de Integração e Socialização de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (CEPEJAI), evento organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG).

Participaram da cerimônia os concludentes do Curso, que tinha 10 turmas funcionando nos polos da universidade nas cidades de Açailândia, Balsas, Bacabal, Caxias, Codó, Santa Inês, Imperatriz, São Luís e Timon.  Além deles, também estavam professores e pesquisadores convidados.

O evento começou com uma apresentação cultural do Tambor de Crioula “São Benedito”, liderado pela professora  Antônia Márcia Torres. O grupo é formado por alunos da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti).

Em seguida, compuseram a mesa de abertura o reitor José Augusto Silva Oliveira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; a pró-reitora da Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a coordenadora de Pós-Graduação, Cristiane Pestana; a coordenadora Geral do CEPEJAI, Deuzimar Costa Serra; e a coordenadora CEPEJAI – Polo São Luís, Terezinha de Jesus Amaral da Silva.

O professor José Augusto falou da expansão do ensino superior no interior do Estado, exemplificando com as colações de grau que têm ocorrido em 23 polos da Uema este ano. Além disso, explicou a importância do investimento na formação de docentes para o desenvolvimento da sociedade maranhense.

“A educação tem que ser um componente de muita relevância para o desenvolvimento da sociedade e a Uema materializa sua missão de ir além da formação de graduados e pós-graduados, buscando também ajudar na educação básica. Este momento faz parte dessa contribuição”, ressaltou.

Já o professor Porfírio Guerra, expressou contentamento pela conclusão exitosa do Curso. “Nós estamos felizes porque a PPG está produzindo frutos e hoje estamos vivenciando um destes momentos. Os temas a serem tratados aqui são importantes na atualidade e participar dessas trocas em busca de novos rumos para a educação de jovens, adultos e idosos é fundamental”, completou.

A professora Deuzimar Serra cumprimentou os concludentes, falou dos detalhes referentes à programação e também sobre os palestrantes convidados. “Agradecemos à universidade que nos apoiou com a criação desta especialização com característica tão peculiar, que envolve uma pedagogia voltada para idosos”, disse.

Na ocasião, Deuzimar coordenou o momento de homenagens aos componentes da mesa de abertura, às palestrantes convidadas, Eliane Dayse Pontes Furtado e Sandra Maria Gadelha de Carvalho; e aos colaboradores de polos da Uema, com a entrega de placas simbólicas do CEPEJAI.

Após a cerimônia, houve uma mesa redonda sobre “Os Idosos na Política da Educação Brasileira x Velhice bem sucedida”, ministrada pela professora Eliane Dayse, da Universidade Federal do Ceará (UFC); sob mediação de Deuzimar.

O evento prossegue até hoje (29), com mesas redondas, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso e artigos.