Inicia VI Seminário de Pós-Graduação da Uema

Por em 8 de novembro de 2014

Começou ontem (7), no auditório do UemaNet, o VI Seminário de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o tema “Fortalecimento da pós-graduação no âmbito das políticas públicas”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), por meio da Coordenação de Pós-Graduação, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapead).

A solenidade de abertura contou com a participação de pesquisadores, alunos e profissionais ligados à pesquisa. Na mesa da cerimônia, estavam o pró-reitor de administração, Walter Canales de Sant’Ana, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfirio Candanedo Guerra; a presidente da Fapema e palestrante da noite, Rosane Nassar Meireles Guerra; a coordenadora de Pós-Graduação Maria Cristiane Pestana Chaves Miranda; o coordenador de Pesquisa, William da Silva Cardoso; a diretora administrativa e financeira da Fapema, Stael Chaves;  a assistente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria das Graças Neri Ferreira; e o chefe da Divisão de Cursos de Pós-Graduação, Cláudio Luís Nina Gomes.

O pró-reitor Walter Canales fez a abertura oficial, cumprimentando a todos os presentes e abordando sobre a consolidação da área de pesquisa da universidade. “A pós-graduação passa por vários critérios para se estabelecer e isso faz dela um nicho diferenciado, com professores mais qualificados e orientando mais alunos no desenvolvimento de pesquisas. Este evento dá fôlego ao trabalho que vem sendo realizado e a Uema vai ficar mais fortalecida com o que será aprendido”, ressaltou.

Em seguida, o professor Porfírio Guerra discursou sobre os avanços da área de pesquisa e pós-graduação da Uema. “Nos últimos anos demos um salto quantitativo e qualitativo em relação aos programas de pós-graduação na universidade. O papel da PPG e dos coordenadores têm sido trabalhar nos bastidores e deixar os professores brilharem. Com este compromisso, a Uema pode se apresentar, hoje, à sociedade como uma universidade voltada para pesquisa”, afirmou.

Na ocasião, houve o lançamento das publicações da Produção Acadêmica dos Cursos Lato Sensu (2013 – 2014) e Strictu Sensu (2012 -2014) em formato digital, apresentados pela coordenadora Cristiane Pestana. A professora entregou cópias das publicações para a palestrante Rosane Guerra e para o professor Walter Canales e informou que, em breve, o conteúdo estará disponível para download no site da PPG.

Após a cerimônia, Rosane Guerra ministrou a palestra sobre “O fortalecimento da pós-graduação no âmbito das políticas públicas”, na qual expôs dados estatísticos sobre a ampliação dos programas de pós-graduação no Brasil e os efeitos positivos em médio e longo prazo no Produto Interno Bruto (PIB), enfatizando as atividades no Maranhão.

Durante sua apresentação, Rosane falou sobre a importância do Seminário. “Este fórum é fundamental para a estruturação e desenvolvimento do ensino e pesquisa da universidade. Estou muito honrada de fazer parte deste processo”, comentou.

Um total de 253 pessoas se inscreveram no seminário que prossegue até o final do dia, com palestras, mesas-redondas, exposições, minicurso e premiação dos trabalhos científicos, que acontecerá durante a solenidade de encerramento, às 18h.