Inscrições abertas para o II Colóquio sobre Consciência Negra

Por em 13 de novembro de 2014

Para discutir diversos assuntos relacionados à inserção do negro na sociedade brasileira, acontece de 19 a 21 de novembro, o II Colóquio sobre Consciência Negra, no prédio do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizado na Praia Grande, Reviver. Os interessados em participar do evento devem realizar inscrição até o dia 19.

O Colóquio, que é iniciativa dos alunos do Curso de História da UEMA e conta com o apoio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEÁFRICA), tem como tema este ano “Tradição, Modernidade e Resistência”.

O objetivo principal é criar espaços de discussão e debate sobre as problemáticas que são vivenciadas pela população afrodescendente no estado do Maranhão e, assim, despertar o olhar crítico para os diversos assuntos que envolvem a realidade de uma sociedade que ainda hoje se nega a aceitar o racismo como um traço marcante e estruturante das relações sociais.

Na programação do evento constam:  exposição fotográfica, exibição de filme, mesas redondas, apresentação de trabalhos e oficinas. Vale destacar que o colóquio busca dar ênfase aos assuntos atuais que têm sido enfatizados na esfera pública, como por exemplo: a inserção do negro no mercado de trabalho, as ações afirmativas e as políticas de equidade, a assunção e positivação de uma identidade negra, racismo e sexismo, saúde, religiosidade, dentre outros.

As inscrições podem ser realizadas de forma presencial, no Hall do Prédio de História da UEMA, ou por meio do site http://neafrica.com.br/iicoloquio/inscricao-de-ouvinte/ . Há duas modalidades de inscrição: Inscrições com trabalho (Comunicação Oral) e inscrições para ouvintes. Nas duas categorias, a taxa é única e custa R$ 10,00.

Em relação às propostas de trabalho, os proponentes devem enviar até o dia 17 de novembro (segunda-feira) resumos com temáticas que envolvem o tema do colóquio. A divulgação dos trabalhos aprovados acontece no dia 18.

Ao final do evento, todos os participantes receberão certificado.

Mais informações sobre inscrição, normas para submissão trabalhos e programação, acesse o site http://neafrica.com.br/iicoloquio/ .