Primeiro dia de atividades da VI Semana Acadêmica de Engenharia da Computação da Uema

Por em 18 de novembro de 2014

A tarde do primeiro dia da VI Semana Acadêmica de Engenharia da Computação (SAEC), que acontece no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi de intensa troca de saberes entre os participantes.

As atividades iniciaram com a apresentação do artigo “Escolha de aprendizagem de máquina como solução de problemas”, produzido pelos acadêmicos do 9º período de Engenharia da Computação, Anderson Pablo Freitas Evangelista, Antônio Iago Lemos Gaspar, Cláudio Diego Sousa Ramos e Paulo Gustavo Souza Aguiar, sob orientação do professor Mário Lima.

Em seguida, a física e farmacêutica Rosana Costa Diniz, representante da Liga de Biotecnologia, ministrou uma palestra sobre “Métodos quantitativos e computacionais para instrumentalizar a prática do profissional farmacêutico”, na qual abordou sobre a utilização da matemática, física e computação para avaliar o que acontece no Sistema Nervoso Central (SNC) após a administração de fármacos.

Ela explicou que a rede tálamo-cortical, presente no SNC, é que recebe sinais e distribui pelo córtex. E este comportamento pode ser representado computacionalmente. A partir disto, a pesquisadora passou a estudar as variações nas ondas cerebrais visualizadas em exame de encefalograma para verificar o comportamento excitatório ou inibitório após a utilização de medicamentos.

Para monitorar e acessar a resposta terapêutica das medicações, Rosana utilizou alguns marcadores, tais como: coerência, entropia e oscilações de baixa e alta frequência.

Após a palestra, o professor Cícero Quarto, representante institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na Uema, explicou sobre “Sociedade Brasileira de Computação – uma instituição a serviço da computação no Brasil”.

O professor falou do histórico e missão da instituição, como é o processo para ser sócio, as vantagens obtidas pelos sócios, os eixos de atuação da SBC e também como os estudantes podem participar na modalidade de representantes estudantis.

“O trabalho realizado pela SBC reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa, educação e desenvolvimento, então, é importante o engajamento de todos que atuam na área de computação para integração e fortalecimento das nossas atividades nacionalmente”, disse.

Na oportunidade, houve sorteio de brindes da SBC para participantes do evento.