Professor e alunos da Uema apresentam trabalhos no XXXII EFNNE

Por em 26 de novembro de 2014

Recentemente, um grupo de alunos do Curso de Física da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coordenados pelo professor Welberth Santos Ferreira, participaram do XXXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (EFNNE), na cidade de João Pessoa, Paraíba.

Os alunos James Geyson, Cassandra Costa, Sara Rocha, Laís Passos, Ezequiel Rodrigues e Josy Belfort apresentaram trabalhos sobre: “Coleta de equipamentos elétrico e eletrônico para laboratório de física”, “Aplicações da bioacústica em meios biológicos”, “Atlas do Potencial Energético Solar da Ilha de Upaon-Açu no Maranhão”, “Ensino de Física e um método interativo para a rede pública”, “Tecnologias educacionais: uma proposta para o uso de simuladores como ferramentas de auxílio no ensino de Física em escolas de ensino médio da rede pública de ensino” e “Laboratório flutuante de ensino de Física”. Já o estudante Ronilson Rocha, participou do Curso preparatório para a olimpíada brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Para Welberth Ferreira, que ministrou uma palestra sobre “Structural and optoelectronic properties of ReMnO3 (Re=Eu,Gd) from first principles calculations”, a participação dos acadêmicos da Uema no Encontro foi bastante proveitosa.

“O EFNNE é o segundo maior evento da área de Física em nível de Brasil. Considerando não só a relevância do Encontro, bem como a interação entre professores renomados internacionalmente com os alunos da Uema, o evento também serviu para uma complementação da formação dos alunos e, possivelmente, abrir possibilidades de pós-graduação no Brasil e no exterior”, declarou.