Programa Darcy Ribeiro realiza colação de grau em São Bento

Por em 17 de novembro de 2014

No último dia 11, a Universidade Estadual do Maranhão realizou a colação de grau do Programa Darcy Ribeiro do Polo de São Bento. Ao todo, 158 acadêmicos receberam a outorga de grau, concedida pelo reitor José Augusto Silva Oliveira.

A cerimônia contou, ainda, com a presença da coordenadora Geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Gomes de Azevedo Cutrim, do prefeito de São Bento, Carlos Alberto Lopes Pereira, do vice-prefeito do município, Issac Dias Filho, da secretária de Educação de São Bento, Isanéa Dias, do vice-prefeito de Bacurituba, Antônio Serrão Mendes, da secretária de Educação de Bacurituba, Telma Barros Oliveira, da coordenadora do Polo de São Bento, Marise Nogueira Dias, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o reitor José Augusto Oliveira afirmou que a solenidade de formatura é o ato no qual os sonhos tomam forma e se materializam. “A formatura é o rito em que o discípulo recebe do mestre as chaves do templo do trabalho, é a licença para os acertos e os erros. Não pode ser caracterizada por um fim, pois um fim é uma ruptura e a formatura é um ritual de passagem de fases, é o início da colheita”, disse o reitor.

José Augusto ressaltou a responsabilidade que cada recém-graduado deve assumir na sociedade. “Vocês têm, a partir de hoje, a missão de preparar os nossos jovens para que sejam grandes profissionais e possam contribuir na construção de um mundo melhor que desejamos. Usem seus conhecimentos para melhorar a vida de todos”, frisou.

A oradora oficial dos concludentes, Francilda Fonseca, falou em nome dos formandos dos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia) e História do Programa Darcy Ribeiro. Segundo Francilda, os novos profissionais tem a responsabilidade de fazer a diferença nos municípios onde irão lecionar.

“As cidades de São Bento, São Vicente Férrer, Bacurituba e Cajapió agora poderão contar com profissionais competentes em diversas áreas que têm o desejo de contribuir para a construção de uma nova realidade local. Tenho certeza que o conhecimento adquirido na academia não será engavetado, mas sim distribuídos a todos que precisam aprender, e assim criaremos uma rede de saberes na nossa região”, afirmou Francilda, recém licenciada em História.

A concludente Ildeane Silveira Nascimento foi a juramentista oficial; e o paraninfo escolhido para representar os demais, foi o professor Flávio Allan Silva Farias, que falou da importância do trabalho e do papel do professor na transformação da sociedade.

O prefeito de São Bento, Carlos Alberto Lopes Pereira, parabenizou os formandos e o trabalho realizado pela Universidade Estadual do Maranhão no município. “A parceria realizada com a Uema foi muito importante para a educação no nosso município. Sinto-me honrado por ter participado deste momento tão especial”, falou o prefeito.

A coordenadora Geral do Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, falou sobre a trajetória do Programa, desde o seu período de maturação até a formatura nos primeiros Polos.  “Depois de inúmeras reuniões e planejamento a equipe do Darcy Ribeiro começou a realizar visitas aos diversos Polos e assim começou a sair do papel o projeto deste Programa, idealizado pelo professor José Augusto, que tinha como objetivo formar professores em todo o estado, em especial nos locais onde era difícil o acesso à educação superior”, disse a coordenadora.

Para o formando do curso de Matemática, Carlos Raimundo Diniz, a meta do Programa foi alcançada. “A Universidade Estadual do Maranhão veio contribuir para que pessoas humildes como eu, de família pobre, pudessem ter a oportunidade de estar aqui hoje realizando o sonho de colar grau e, acima de tudo, assumindo o compromisso de transformação social”, afirmou Carlos.

Segundo a coordenadora de Polo do Darcy Ribeiro de São Bento, Marise Dias, foi muito gratificante e emocionante participar de um momento tão especial na vida dos acadêmicos.