Prosseguem atividades do I Seminário Desenvolvimento, Trabalho e Movimentos Sociais no Campos Paulo VI

Por em 4 de novembro de 2014

Desde ontem (3) no auditório do prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), acontecem diversas mesas redondas do I Seminário Desenvolvimento, Trabalho e Movimentos Sociais, evento promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

Com o objetivo de estabelecer intercâmbio acadêmico e difundir conhecimentos produzidos por pesquisadores externos e do Programa, estão reunidos estudantes, egressos do curso, docentes da universidade e representantes da Fapema e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além disso, eles pretendem implementar estratégias de articulação entre grupos e redes ou pesquisa na perspectiva de fortalecer e disseminar o conhecimento.

Na manhã desta terça-feira (4), houve uma mesa redonda sobre o tema “Trabalho e movimentos sociais no contexto do desenvolvimento regional”, com a representante do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA) e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Edna Castro; e a coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioespacial e Regional, Franci Gomes Cardoso.

A mesa redonda, que foi mediada pela coordenadora do PPDSR, Zulene Muniz Barbosa, tratou do conceito de trabalho e das mudanças nas relações trabalhistas ao longo da história, citando os principais teóricos relacionados ao assunto. Também fizeram alusão ao conceito de movimentos sociais, ressaltando a importância dele no desenvolvimento da sociedade. Desenvolvimento que, para a palestrante Zulene, deve ser entendido como algo multidisciplinar porque envolve aspectos culturais, políticos, econômicos e educacionais.

“É importante retomar as discussões sobre o conceito e papel dos movimentos sociais porque ultimamente temos visto a forte atuação deles na sociedade”, disse.

A pesquisadora Franci Gomes falou da necessidade de divulgar o conhecimento acadêmico. “Fazer a interlocução entre os egressos com os que ainda estão no Programa é importante para socialização do conhecimento. Já incentivamos isso por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioespacial e Regional, que é uma instância do Curso. Não podemos ficar somente na sala de aula, temos que incentivar a pesquisa e difundir a produção além da universidade”, afirmou.

As atividades do Seminário continuam à tarde, com mesas redondas e palestras.