Reitor da Uema recebe visita do secretário da Seduc

Por em 11 de novembro de 2014

Nessa segunda-feira (11), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, recebeu o secretário de Estado da Educação, Danilo de Jesus Vieira Furtado e o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Batalha. Na ocasião, também estiveram presentes o pró-reitor de Administração, Walter Canales; a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), Ilka Serra; a coordenadora do e-TEC/Uema, Eliza Flora; e a diretora do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro (Cespi), Ruth do Espírito Santo Rocha.

A visita rendeu reflexões sobre a educação brasileira, em especial, a do Estado do Maranhão. O secretário falou da educação básica, da assistência dada aos professores que trabalham no interior e dos avanços conquistados nos últimos anos.

“Os professores do Maranhão recebem o terceiro melhor salário do país, têm um plano de carreira razoável e um estatuto progressista, mas ainda temos que melhorar. Se tivermos como foco a capacitação dos professores, isso vai garantir um salto de qualidade no ensino, a longo prazo. A educação básica é matéria para a universidade se debruçar e socorrer os professores da rede municipal de ensino, que precisam de apoio”, disse.

O reitor José Augusto concordou com o secretário e acrescentou: “Educação básica é também compromisso da Uema, que trabalha na formação de professores. Acredito que as universidades maranhenses precisam dialogar entre si para buscar soluções para os problemas da área educacional e essa ligação tem que ser muito forte em relação aos indicadores educacionais do estado”.

José Augusto comentou a expansão da universidade no interior, ressaltando a formação de 2.454 profissionais em 23 polos de ensino do Programa Darcy Ribeiro este ano e dos que ainda irão colar grau em 20 polos no próximo ano.

Ele entregou para o secretário um exemplar da revista “Darcy Ribeiro”, com informações sobre as atividades que têm sido realizadas pelo Programa este ano; e o Manual do PAES 2015, vestibular da Uema, cuja primeira etapa acontecerá próximo domingo (16).

No encontro, eles aproveitaram o momento para tratar sobre parcerias entre as duas instituições relacionadas à cessão de escolas estaduais no interior para funcionamento de Centro de Estudos Superiores da Uema e aos cursos de especialização a distância.