Segundo dia de eventos da Pedagogia segue em ritmo intenso

Por em 6 de novembro de 2014

A IV Jornada de Formação de Docentes e VII Semana de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estão tendo êxito nas atividades realizadas. Na manhã desta quinta-feira (06), foram ministradas palestras, algumas simultâneas, em diferentes prédios da instituição.

Às 8h, no auditório de Biologia, aconteceu uma palestra sobre “Gestão Escolar”, com a professora Ana Lúcia Duarte, que apresentou dados da educação brasileira da Prova Brasil e promoveu uma nova forma de pensar a gestão, a partir de uma cooperação democrática na elaboração e construção dos projetos pedagógicos.

No auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), também teve a palestra “Dificuldades de aprendizagem: uma realidade no contexto escolar”, com a Dra. Neuzeli Maria de Almeida, que abordou os vários fatores a serem considerados no processo da educação, como microssistemas e macrossistemas que interferem nas dificuldades encontradas em sala de aula.

Na área de vivência da Pedagogia do Centro de Ciências Exatas e Naturais (Cecen), ocorreu a palestra “Paradigma da complexidade na educação: o que enfrenta, o que sustenta”, ministrada pela professora Maria Fátima. Já no auditório do mesmo Centro, a mesa redonda sobre a “Comunicação do Conhecimento e a Educação no Campo”, coordenada pelos professores Ariadne Enes Rocha e Fabrício Ferreira Baltazar, que discursaram sobre as plataformas, novidades, oportunidades e ampliação dos canais de comunicação da Educação à Distância (EAD), além dos processos de ensino e estratégias para locais de difícil acesso à internet.

Já às 10h15, o convidado Marcelo Sando, de São Paulo, enfatizou as relações de opressão no processo pedagógico durante a palestra “O despertar de uma consciência pedagógica”. Ele contou ao público algumas de suas experiências do início de suas atividades como professor, quando ainda tinha 16 anos, período que vivenciou aspectos positivos e negativos dos modelos dos núcleos de ensino existentes. Questões como a relação vertical e hierárquica dentro da família e do núcleo escolar também tiveram destaque.

• Últimas Postagens