Solenidade de entrega do Prêmio Fapema 2014

Por em 14 de novembro de 2014

No próximo dia 24 de novembro acontecerá, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, a solenidade de entrega do Prêmio Fapema 2014, evento promovido pelo Governo do Estado do Maranhão e realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O tema escolhido para este ano é “Energias Alternativas: o desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho” com a proposta de induzir o debate acerca da produção de energia para consumo humano como um dos fatores que mais acarreta danos ao meio ambiente, em se tratando de fontes de energias convencionais, como o petróleo.

A premiação visa reconhecer talentos locais e estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, serão premiados pesquisadores locais, universitários, alunos do ensino médio, fundamental ou técnico, mestres, profissionais da comunicação social, empresários, inventores e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.

São 9 categorias de premiação classificadas em: Desenvolvimento Humano, Dissertação de Mestrado, Divulgação Científica, Empresa Inovadora, Inovação Tecnológica, Jovem Cientista, Pesquisador Júnior, Pesquisador Sênior e Tese de Doutorado.

Com presença confirmada do reitor José Augusto Silva Oliveira e pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a instituição estará bem representada na décima edição da premiação, que é a maior do eixo Norte/Nordeste. Além disso, acadêmicos e pesquisadores da Uema estão entre os concorrentes ao prêmio.