Uema participa do VII Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão

Por em 6 de novembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizou, na terça (03) e quarta-feira (04), o VII Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão, na Fazenda Escola, no município de São Bento, na Região da Baixada Maranhense.

No encontro, que teve como tema “Meliponicutura: conservando e produzindo”, produtores, professores e estudantes apresentaram trabalhos relacionados às abelhas indígenas sem ferrão. Houve, também, visitas técnicas as dependências da fazenda, que pertence a Uema.

Também foram traçadas estratégias de disseminação e divulgação de conhecimentos visando à produção e o beneficiamento de mel com qualidade, a popularização da meliponicultura e a conservação dessas abelhas e do seu ambiente.

Os alunos das escolas locais foram incentivados a pesquisar a meliponicultura e foi avaliado o uso de novas tecnologias e abertura do caminho para a exploração de outros produtos das abelhas.

Durante os dois dias do evento foram homenageados professores, apicultores, meliponicultores e pessoas ligadas ao encontro.

O palestrante convidado, professor Ricardo Costa Rodrigues Camargo ministrou a palestra de abertura com o tema “Meliponicultura: Conservando a Biodiversidade de abelhas com potencial para a produção de mel”, momento em que foram discutidas as novas técnicas de produção de mel e conservação das abelhas na baixada maranhense.

Logo após o encerramento do encontro, os professores e alunos da Biologia, Agronomia e Zootecnia partiram em direção a Cidade de Belém-PA, para participarem do 20º Congresso de Apicultura e 6º Congresso de Meliponicultura (CONBRAPI 2014), onde será realizado no Centro de Convenção da Amazônia, de 05 a 08 de Novembro, em que haverá discussões de natureza técnica, cientifica, profissional, social, econômica, ambiental e políticas públicas voltadas para os setores e áreas afins.