Uema realiza a abertura da IV Jornada de Formação de Docentes e a VII Semana de Pedagogia

Por em 6 de novembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, ontem (05), na área de convivência do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a abertura da IV Jornada de Formação de Docentes e a VII Semana de Pedagogia. O evento é uma iniciativa dos alunos do Curso de Pedagogia presencial e da modalidade a distância, congregando os Polos da Universidade Aberta – UAB e os Centros de Ensino Superior.

Participaram da solenidade, o professor Willian de Jesus Freitas, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Curso de Pedagogia presencial, Ivone das Dores de Jesus; a diretora do Curso de Pedagogia a distância, Heloisa Varão; a coordenadora da Jornada, Jocelia dos Reis Soares; a coordenadora do e-Tec-Uema, Eliza Flora Muniz Araújo, representando  Núcleo de Tecnologias da Educação da Uema (UemaNet); a palestrante da noite, Márcia Dias Reis Pacheco (UNITAU-PUC- SP); o representante do Conselho de Educação do Maranhão, Roberto Gurgel e a professora Maria Lindalva dos Santos, representando as escolas comunitárias que servem de campo de estágio para os alunos da Uema.

A coordenadora da Jornada, Jocelia dos Reis Soares, disse: “devemos discutir neste evento qual o papel do pedagogo na construção cidadã plena do indivíduo e refletir sobre a melhor maneira de realizar a pedagogia para ele se fortaleça”.

Segundo a diretora do Curso de Pedagogia a distância, Heloisa Varão, explicou: “estamos em busca de caminhos para a construção de uma pedagogia de esperança. É preciso fazer a diferença, pois quando o educador faz uma pedagogia decente é possível, mesmo na dificuldade, superar os obstáculos, com compromisso e responsabilidade na formação cidadã de nossas crianças”.

A diretora do Curso de Pedagogia presencial, Ivone das Dores de Jesus, destacou: “este evento é realizado de forma conjunta, porque ambos vão discutir a formação de professores e fortalecer o eixo da Pedagogia. Nestes três dias, iremos debater novas perspectivas e lançar um novo olhar para nossas práticas”.

Na oportunidade, a palestrante da noite, Márcia Dias Reis Pacheco, tratou do tema intitulado “Entre os limites e as possibilidades a pedagogia da infância é construída – compromissos e práticas pedagógicas”, momento no qual mencionou que a educação tem que promover mudança de comportamento.

“Devemos pensar a educação infantil como direito à socialização e com força constitucional, pois a Pedagogia da infância considera a criança protagonista da ação educativa. É necessário realizar a interação entre as crianças para que desenvolvam suas potencialidades”, enfatizou Márcia.

Nesta edição, a Jornada traz como temática “Entre os limites e as possibilidades a Pedagogia da infância é construída”, e visa contribuir para a integração acadêmica dos alunos, além de promover a socialização de trabalhos científicos, tratando das diversas modalidades de ensino e temas emergentes em sala de aula, que desafiam o professor na sociedade contemporânea.

Durante os três dias de evento serão realizadas palestras, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos em forma de banner.