UEMA realiza colação de grau de acadêmicos do Darcy Ribeiro e UemaNet em Arari e Timon

Por em 6 de novembro de 2014

Terça-feira (04), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a colação de grau dos acadêmicos do Polo Darcy Ribeiro e UemaNet de Arari e Timon . Esta foi a primeira colação de grau do Programa Darcy Ribeiro.

Em Arari, mais de 130 concludentes receberam a outorga de grau, concedida pelo reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira.

Realizada no Clube da cidade, a cerimônia contou com a presença da Coordenadora Geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Christina Gomes de Azevedo Cutrim; da representante do UEMANET, Janaílde Pinto; do Prefeito, Djalma Melo; do Secretário Municipal de Educação, Nilson Ericeira; da Coordenadora de Polo, Benedita Edina Araújo, entre outros.

O Reitor José Augusto Oliveira, afirmou que a UEMA está honrada por formar novos profissionais preparados e capazes de empreender ações em prol do bem comum. “Toda solenidade de formatura é o momento mais especial para uma universidade, pois representa mais uma missão cumprida. Inegavelmente, é um momento de alegria, plenitude e emoção”, disse.

Para José Augusto, o mercado de trabalho está exigindo profissionais cada vez mais qualificados e a Uema tem preparado com excelência esses profissionais.

Ele ressaltou ainda que os profissionais graduados vão contribuir para o sucesso de muitas outras pessoas. “Em vocês depositamos nossa esperança de que, no exercício de suas novas responsabilidades sociais, em decorrência do título universitário conquistado, exercerão com uma proposta solidária voltada para a construção e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e um mundo mais igual” frisou.

Os formandos dos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia), Letras e História do Programa Darcy Ribeiro; e Administração Pública e Filosofia do Uemanet foram representados pelo concludente do Darcy Ribeiro, Adenildo Bezerra, orador oficial dos formandos.

Em seu discurso, Adenildo falou sobre o percurso acadêmico que culminou no dia mais esperado por todos: a colação de grau. “Se seus sonhos estão nas nuvens, eles estão no lugar certo, agora cabe a vocês alcançarem o alvo”. Alguns amigos ficaram no meio do caminho, mas nós conseguimos chegar até este momento. Hoje conquistamos nosso almejado diploma; sei que sentiremos saudade do percurso, mas é chegada a hora de tomarmos posse do que é nosso. Avante, professores”, finalizou.

O professor escolhido para representar os demais paraninfos da cerimônia foi o professor Raimundo Oliveira Rocha Filho. Já o juramentista foi o formando do Uemanet, Edvan Almeida Filho.

Números do Darcy Ribeiro

A coordenadora Geral do Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, fez uma retrospectiva do programa e destacou que o desejo do reitor, desde 2009, tem sido formar professores em todo o Estado do Maranhão e, depois de muitos debates, avaliações e planejamentos, a equipe do Darcy Ribeiro, direcionada por José Augusto, começou a realizar viagens. Durante as viagens, foram feitas visitas às secretarias municipais de educação e às prefeituras, que atenderam ao chamado, compreendendo a importância do projeto. “O projeto começava a sair do papel e o sonho a se materializar. A emoção crescia, e com ela, o trabalho e os desafios”, lembrou.

Andrea Azevedo Cutrim também destacou os expressivos números do Programa Darcy Ribeiro:

43 polos de ensino; 229 turmas; acadêmicos de 186 municípios maranhenses; 3.860 estudantes; 15 seletivos docentes; mais 700 professores ministrando 1.670 disciplinas por semestres; 245 professores orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso em 2014; 490 professores examinadores de bancas de TCC; 1.400 trabalhos defendidos por acadêmicos dos Polos de 2010 e 2.454 formandos neste ano.

“Depois de uma longa jornada, chegamos ao tão sonhado e esperado dia: o dia da colação de grau, dia de felicidade e orgulho de vocês e suas famílias, assim como nosso”, disse.

A coordenadora Geral do Darcy Ribeiro citou, ainda, a importância dos alunos serem ambiciosos e ousados em suas carreiras no magistério “Vocês são a promessa de um mundo mais igualitário e desejo que todos vocês façam suas carreiras acontecer, ministrando suas aulas com entusiasmo. Tenho grande esperança nestes professores que estão se graduando hoje. As escolas locais precisam de vocês; os estudantes de Arari, bem como dos municípios partícipes, estão contando com vocês”, concluiu.