UEMA realiza colação de grau em Timon

Por em 7 de novembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, dia 04 de novembro, a colação de grau dos acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Timon e do UemaNet. Ao todo 88 acadêmicos receberam a outorga de grau da Diretora do Centro de Estudos Superiores de Timon (CESTI), Edite Sampaio Sotero Leal, que representou o reitor José Augusto Silva Oliveira.

A cerimônia foi realizada no Centro da Juventude do município e reuniu professores, familiares e amigos dos formandos, que lotaram o local, para acompanhar a cerimônia. Os concluintes eram dos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia) e História do Programa Darcy Ribeiro e Administração Pública, Filosofia e Pedagogia do Uemanet.

Participaram da solenidade o coordenador pedagógico do Darcy Ribeiro/UEMA, José Henrique Borralho, representando a Coordenadora Geral do Programa, Andrea Azevedo Cutrim; a professora Suely de Oliveira Falcão, representando a coordenadora Geral do UemaNet, Ilka Márcia Serra; a coordenadora do Polo de Timon do Darcy Ribeiro, Ângela Medrado; a coordenadora do Polo de Timon UemaNet, Maria da Silva; a diretora do curso de pedagogia do CESTI, Lucimeire Barbosa e a coordenadora do curso de Filosofia da UemaNet, Leila Amum Barbosa.

A diretora do Centro de Estudos Superiores de Timon, Edite Sampaio Leal, falou da contribuição da Universidade na formação profissional dos recém formados e do papel de cada um na sociedade. “Podemos afirmar que ao longo desses anos que vocês passaram na UEMA, todos adquiriram conhecimento e experiência necessários para a vida profissional. São estes conhecimentos que vocês detêm que a sociedade almeja, pois estamos carentes de profissionais nessas áreas. Os estudos realizados na UEMA vai interferir de modo positivo no meio social onde cada um prospera”, disse a diretora.

Edite Sampaio Leal, ressaltou a importância do Darcy Ribeiro para a educação do estado e afirmou ainda que o Programa cumpriu com seu objetivo de qualificar docentes para sanar as carências de profissionais em cada região.

Segundo o coordenador pedagógico do Darcy Ribeiro/UEMA, José Henrique Borralho, a cerimônia representa a responsabilidade de transformação do mundo através do trabalho. Afirmou que a Universidade Estadual do Maranhão sente-se muito honrada em ofertar grau aos acadêmicos presentes. “Quero parabenizar vocês que são partícipes, co-autores e co-responsáveis desse grande projeto chamado mudança social. Nessa noite sentimos a sensação de dever cumprido, mas quero dizer também a batalha não se encerra essa noite, ela continua”, disse o coordenador.

Na ocasião, o formando Lucenildo Santos Oliveira, orador oficial dos concludentes, falou da importância de cada curso e de seus profissionais para a sociedade. Lucenildo falou ainda sobre a trajetória acadêmica até a conclusão do curso. “Muitos foram os percalços enfrentados por todos, fazendo com que muitos desistirem, mas sabemos que os obstáculos nos fortalecem e nos faz seguir firme no curso dos nossos objetivos, por isso, a alegria da vitória de está aqui presente neste momento é maior do que qualquer dificuldade. Quero parabenizar a todos os formandos, pois independente das médias de cada um, somos vencedores e verdadeiros alunos nota 10”, afirmou o agora formado em Ciências Licenciatura com Habilitação em Matemática.

A paraninfa da noite, professora Marluce da Silva Bezerra Lacerda, representando os demais paraninfos da cerimônia, parabenizou os formandos e falou sobre a importância dos recém graduados continuarem os estudos. “Sejam eternos estudantes, continuem a buscar o conhecimento. Uma especialização, um mestrado, um doutorado é o caminho que devemos trilhar, paralelo a sala de aula. Devemos investir na nossa educação, então invistam em vocês, estudem. Triste daquele professor que estaciona em sala de aula e fecha as portas para novos conhecimentos. Sei o quanto lutaram para está aqui hoje, essa vitória não foi por acaso, vocês são merecedores deste mérito”, ressaltou a professora.

O juramentista escolhido foi o formando Flavio da Silva Damasceno.

Para a coordenadora do Polo de Timon, Angela Medrado, acompanhar toda a trajetória dos acadêmicos foi  motivo de orgulho e de muita emoção.

Muito emocionada, a formanda Ilane Sousa Veras afirmou que a graduação é apenas um começo da sua vida profissional. “Hoje é a consequência de muito estudo, muita dedicação e muito esforço, é sequência do que vai acontecer na minha vida. Esta noite representa o primeiro passo e só tenho a agradecer ao Programa Darcy Ribeiro pela oportunidade”, disse a recém licenciada em Ciências com habilitação em Biologia.