Uema realiza Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB

Por em 20 de novembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realizou nesta quinta-feira (20), em parceira com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a abertura da terceira edição da Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) deste ano, no auditório do Hotel Veleiros, em São Luís.

O evento tem como objetivo reunir os coordenadores de todas as unidades da UAB para discutir ideias, obstáculos e possibilidades de superação das dificuldades enfrentadas, além do compartilhamento de práticas inovadoras nos campos da pedagogia, inovação tecnológica e gestão de educação a distância.

Na mesa de abertura estavam presentes o vice-reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, Maria Luiza Furlan Costa; o reitor do IFMA,  Francisco Roberto Brandão Ferreira; os diretores de educação a distância do Capes, Jean Mark Borges; do EAD/Ufma, Uilma Eugênia, representando o reitor Natalino Salgado; e a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Marques Sousa Serra, representando os coordenadores UAB do Maranhão.

O evento contou também com a participação de coordenadores de 71 das 104 instituições integrantes do Sistema.

A presidente do Fórum destacou a satisfação de estar na capital maranhense para a realização deste evento. “Quero dizer que é com muita alegria que nós estamos reunidos aqui em São Luís. Para mim é uma honra poder contar com a participação dos reitores das universidades públicas maranhenses, demonstrando o prestígio e a consideração que têm por esta reunião”, disse Maria Luíza Furlan.

Já a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra, demonstrou entusiasmo em fazer parte da organização do evento e de ter como retorno, a participação massiva dos coordenadores. “É uma alegria imensa receber muitos dos que fazem parte desse sistema. Nós organizamos esse evento da melhor forma, para que nesses dias, tenhamos discussões que sejam proveitosas e possamos compreender o futuro da UAB”.

O vice-reitor Gustavo Costa saudou a todos os presentes e os agradeceu por estarem dispostos a discutir o sistema da UAB. “A partir do momento que cada instituição traz uma instância de discussão deste nível em relação às inquietações e reflexões sobre o estado em que se encontra a EaD no Brasil,  é refletido o empenho dos que compõem este Fórum”.

Ele também explanou sobre a importância do debate interestadual das instituições de ensino para um consenso pedagógico. “O nosso sentimento em torno da educação é comum, por isso, nossas discussões devem ser convergentes. Elas passam pelas práticas pedagógicas, inovações tecnológicas e pelos diversos modelos de gestão EaD, como também pelo financiamento e o avanço da legislação da educação a distância no Brasil”, ressaltou.

Após a cerimônia de abertura, foi feita a apresentação da presidência do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, como também da diretoria de Educação a Distância (DED/Capes).

A programação da III Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil conta também com palestras temáticas, ministradas por representantes de várias instituições do Brasil, e terá encerramento amanhã (21).