Uema realiza Sessão Solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa na próximo semana

Por em 12 de novembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizará, no dia 20 de novembro, às 19h, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a Sessão Solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa à senhora Maria Raymunda Araújo, conhecida como “Mundinha”, pelo conjunto dos trabalhos desenvolvidos em prol da cultura negra no Maranhão.

Maria Raimunda é jornalista, licenciada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Como ativista e pesquisadora, desenvolve várias pesquisas sobre o negro e sua história no estado, e é também uma das fundadoras do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN). Além disso, já coordenou o Mapeamento Cultural dos Povoados de Alcântara, dirigiu o Arquivo Público do Maranhão (Apem) (1991-2002) e foi organizadora da obra “Documentos para a História da Balaiada”.

Entre suas publicações mais importantes estão “Breve Memória das Comunidades de Alcântara”, “A Invasão do Quilombo Limoeiro”, “Insurreição dos Escravos do Viana” e “Em Busca de Dom Cosme Bento das Chagas – Negro Cosme: tutor e Imperador da Liberdade”.

A jornalista de 70 anos foi uma das personalidades maranhenses homenageadas nesta oitava edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), evento em que a Uema participou com estande institucional, palestras, oficinas e lançamentos de livros.