UEMA tem participação importante no 55º Fórum da ABRUEM

Por em 6 de novembro de 2014

Neste segundo dia do 55º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM em Fortaleza, que iniciou com a palestra do senador cearense, Inácio Arruda, ministrando a palestra “Perspectivas de ações da Frente Parlamentar em apoio às IES da ABRUEM”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) teve participação importante.

Na apresentação da Câmara Técnica da Graduação, que debateu a Evasão em Cursos de Graduação: a realidade das IES filiadas à ABRUEM”, o reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira, foi o mediador da palestra do reitor da UNIOESTE, Paulo Sérgio Wolff.

Nesse tema, abordou-se o aumente de vagas nas Universidades Estaduais e Municipais em pelo menos 50%, no sentido de que essa iniciativa seja incluído pelo MEC no Plano Nacional de Educação.

Para discutir “Financiamento da extensão universitária” a professora Vânia Lourdes Martins Ferreira, da PROEXAE, participou da apresentação das atividades da Câmara de Extensão, que teve como relator o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimer.

Em uma outra discussão, a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra, contribuiu de forma significativa com os debates da Câmara de EAD-UAB, em que foi abordado o tema “Sistema Universidade Aberta do Brasil”, que teve como palestrante o diretor de EAD substituto da Capes, e como debatedor o reitor da Universidade do Estado de santa Catarina, Antonio Heronaldo de Sousa.

Participaram dos debates o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, os pró-reitores Maria Auxiliadora (PROG), Vânia Lourdes (PROEXAE), Porfírio Guerra (PPG), e os professores Euda Batista, Roberto Serra, Gilson Mendonça, Maura Cléia e César Choairy.