Acadêmicos dos Polos da UEMA de Balsas recebem outorga de grau

Por em 9 de dezembro de 2014

Aconteceu no último dia 2, na cidade de Balsas, a Colação de Grau dos Polos Darcy Ribeiro e UemaNet da Universidade Estadual do Maranhão.

Foram 50 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro e 16 do UemaNet que receberam a Outorga de Grau nos cursos de Ciências (Biologia, Física, Química e Matemática), Filosofia e História, concedida pelo Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira.

Participaram também da cerimônia a vice – prefeita do município, Ana Lúcia Noleto Bastos, representando o prefeito da cidade, Luís Rocha Filho, a Diretora do Centro da UEMA de Balsas, Terezinha de Jesus Maria Lima, a Coordenadora Geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Gomes de Azevedo Cutrim, a professora Isis Maria Monteles Bastos, que representou, na ocasião, a coordenadora do Uema Net, Ilka Serra e o Coordenador do Polo Darcy Ribeiro de Balsas, Luciano Façanha Marques.

O reitor José Augusto Oliveira assegurou que a solenidade de formatura é o ato no qual os sonhos tomam forma e se materializam. “A formatura é o rito em que o discípulo recebe do mestre as chaves do templo do trabalho, é a licença para os acertos e os erros. Não pode ser caracterizada por um fim, pois um fim é uma ruptura e a formatura é um ritual de passagem de fases, é o início da colheita”, disse o reitor.

José Augusto avaliou ainda em seu discurso a responsabilidade que cada recém graduado deve assumir na sociedade. “Você têm a partir de hoje a missão de preparar os nossos jovens para que sejam grandes profissionais e possam contribuir na construção de um mundo melhor que desejamos. Usem seus conhecimentos para melhorar a vida de todos”, frisou.

A Coordenadora Geral do Darcy Ribeiro, Andrea de Azevedo Cutrim, desejou aos formandos ambição e ousadia em suas atividades docentes. “Espero que vocês tenham a ambição de fazer diferente, de serem ousados porque as escolas de Balsas e dos municípios circunvizinhos precisam de vocês para transformarem seus alunos em cidadãos e fazerem um mundo melhor”, ressaltou.

A oradora oficial das turmas, Brígida Cordeiro Rodrigues, afirmou que o dia da colação é uma despedida, mas também um começo. “Chegou o grande dia, o dia da despedida. O dia que receberemos algo que tanto lutamos para conquistar e que pode ser simbolizado como um troféu para nós: nosso diploma. O tempo passou rápido demais, chegou o grande fim. E também o dia de um grande começo”, concluiu.

Após o juramento, feito oficialmente pela concludente Ivanete Câmara Rosa, os formandos receberam a outorga de grau e foram saudados com ‘chuvas de pratas’ para celebrar o momento.