Alunas desenvolvem projeto de extensão na área de Enfermagem em Santa Inês

Por em 17 de dezembro de 2014

As alunas Vanessa Cardoso Mendes, Francisca Viviane, Carla Tainá, Leidiane Rebonato e Almirena Florita, do 7º período do Curso de Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), estão desenvolvendo o projeto de extensão intitulado “Atenção integral a saúde do homem: ações educativas para despertar a percepção e sensibilidade da população masculina quanto ao autocuidado”.

O projeto, que é realizado desde 2011, tem o objetivo de dar continuidade à capacitação e sensibilização do homem, informando sobre as patologias que mais acometem o sexo masculino, a fim de despertar o cuidado e o autoexame.

São realizadas ações educativas nas Secretarias de Saúde do Município de Santa Inês, municípios próximos e também no CESSIN, bem como palestras em empresas e escolas. Além disso, as alunas participam de congressos e seminários divulgando o trabalho e a necessidade do conhecimento deste tema.

Além das alunas, vários voluntários auxiliam nas ações do projeto. Dentre as patologias divulgadas estão o diabetes, a hipertensão, DSTs, câncer de pênis e próstata. E, ainda, a sensibilização sobre os malefícios das drogas, do alcoolismo, do tabagismo e da má alimentação, assim como a necessidade de prevenção de doenças cardiológicas.

De acordo com a aluna Vanessa Cardoso, “o projeto tem grande importância para a comunidade, pois alerta para a necessidade de um maior cuidado para a saúde do homem, com o conhecimento das patologias e a forma de prevenção e cuidado”.

“Além disso, esse trabalho possibilita que as alunas envolvidas coloquem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula; desenvolvam a oratória; tenham maior conhecimento sobre a saúde do homem e possam, posteriormente, aprofundar o tema com novos trabalhos e projetos”, concluiu Vanessa.