Aluno da UEMA em Imperatriz desenvolve aplicativo Android para manuseio do solo

Por em 1 de dezembro de 2014

Alunos do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI), estão investindo na tecnologia para a melhoria da produtividade agrícola. Com base nas necessidades do solo, o estudante Felipe Machado Nunes desenvolveu, através de um projeto de pesquisa, um aplicativo Android para recomendação de adubação e calagem do solo no Maranhão.

O projeto tem o objetivo de incentivar a recomendação adequada de fertilizantes e calcários para o êxito da nutrição das culturas agrícolas, buscando contribuir no uso racional de insumos agrícolas e na maximização da renda líquida dos técnicos e produtores rurais. A pesquisa colabora para o uso correto desses recursos, agregando agilidade e rapidez quanto às dosagens necessárias dos produtos.

Com base em dados oficiais da pesquisa, é feita a recomendação da adubação e calagem dos cultivos no estado, sendo apoiado em resultados de análise de solo, histórico do manejo e na experiência técnica. A definição da quantidade de fertilizantes e corretivos da acidez do solo a serem fornecidos para determinado cultivo está relacionada com a filosofia adotada em uma propriedade ou região produtiva.

O aplicativo Android utiliza o pacote computacional de desenvolvimento da plataforma Android SDK, disponibilizada gratuitamente pelo Google, e conta com pacotes na programação Java e IDE Eclipse. Esses programas facilitam a criação de códigos, fornecendo recursos como interface gráfica, suporte integrado com o projeto e ferramentas Android, construção de extensões, execução de depuração, com forma fácil e rápida de manuseio.

Segundo o estudante bolsista BIC/Fapema e criador do aplicativo, Felipe Machado Nunes, a intenção da ferramenta é otimizar os processos e disponibilizar informação para o núcleo de ciências agrárias. O estudante do 8º período conta também que busca ótimos resultados, pois a inovação significa grande melhoria no desenvolvimento da agricultura regional.

Para o doutor em Ciências do Solo, professor do CESI/UEMA e coordenador da especialização em Agricultura e Ambiente, Wilson Araújo da Silva, existe grande carência de estudos para a aplicação de novas ferramentas tecnológicas na área, principalmente no estado. Além disso, o orientador se mostra satisfeito pela evolução da pesquisa desde o seu início. “Há quatro anos começamos os estudos, e a plataforma utilizada para os cálculos dos fertilizantes era o Excel. Hoje, nós temos o aplicativo no celular. Isto é um grande avanço”, destaca o professor.

Ele explica que o aplicativo não está concluído, mas que em breve será apresentado em eventos científicos e, também, disponibilizado para estudantes, profissionais e atuantes da área. Este é o primeiro aplicativo desenvolvido para smartphones no estado.