Cerimônia de outorga de grau do Darcy Ribeiro/ Uema em Barreirinhas

Por em 15 de dezembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou no último dia 13, a colação de grau dos formandos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Barreirinhas. Ao todo 78 novos professores foram graduados nos cursos de Ciências (Biologia, Física, Química e Matemática), História e Letras.

A outorga foi concedida pela diretora do Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andrea de Araujo, que no ato representou o reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira.

A cerimônia ainda contou com a presença da supervisora de Práticas do Darcy Ribeiro, Janaina Gomes Dantas, representando a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim; do Secretário de Educação de Barreirinhas, Manoel Dantos Costa Junior, representando o prefeito do município, Arieldes Macário da Costa; da coordenadora do Polo de Barreirinhas, Jocineide do Amparo Olimpio; e da secretária da Mulher do município, Soraia Batista Leal.

Em seu discurso, a professora Andrea de Araujo afirmou que a cerimônia de colação de grau do Darcy Ribeiro representa os esforços da Uema em promover a interiorização da Instituição, com segurança e qualidade. “Este Programa surgiu para atender às expectativas dos maranhenses na formação de docentes das mais diferentes regiões do nosso Estado. Enaltece-nos ter chegado a este momento onde se pode colher os frutos desse complexo processo”, disse.

Segundo Janaina Gomes, a colação de grau é o resultado do cumprimento das obrigações da Instituição em formar profissionais qualificados. “Em um mercado cada vez mais exigente, traz-nos muita alegria saber que hoje entregamos à sociedade profissionais altamente capacitados, além de estarmos contribuindo para a formação de novos cidadãos e cidadãs”, frisou.

Já o secretário Arieldes Macário, afirmou que a educação é, entre todas as políticas públicas, capaz de gerar a independência das pessoas. Arieldes parabenizou os formandos e disse ainda que o formatura é apenas o começo de uma nova jornada. “Hoje inicia uma nova caminhada profissional e o município ganha em qualidade, com profissionais gabaritados, formados por esta universidade respeitada e que é referência no ensino público do Estado”, falou.

Para a oradora oficial, a formanda Leyza Nascimento Nunes, os novos professores têm a missão de contribuir com a educação. “Temos em nossas mãos a oportunidade de ajudar de forma competente e significante com a educação do nosso estado e país, pois de nada adiantaria todo conhecimento adquirido nestes anos guardados para poucos” afirmou.

O concludente Georgeton Dias Júnior foi o juramentista oficial e o paraninfo da cerimônia foi o professor Alberto Cesar Abreu Louzeiro, que falou sobre o papel de cada um na construção e modificação da realidade social.